Skip to main content
marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo: gerando relacionamento

Quando se trabalha com conteúdo na internet, o foco principal é atrair a visualização de clientes e potenciais clientes. O compartilhamento deste conteúdo é uma boa consequência, podendo até mesmo ser uma ação esperada pela marca. É preciso considerar as diretrizes do ambiente virtual, conteúdo bom não é conteúdo longo, assim como pouco conteúdo não significa um bom conteúdo. Tudo na internet é muito rápido, inclusive o tempo que um usuário passa visualizando postagens das marcas. Sendo assim, é necessário zelar pela qualidade do conteúdo a ser postado, com o intuito de atingir um bom número de usuários.

Não importa o tipo de conteúdo a ser postado nas redes, o foco da empresa sempre será a divulgação da marca e de seus produtos/serviços, e para isso ela precisará estudar o melhor formato, linguagem, horário e qualquer outro tipo de informação que possam ter alguma influência no objetivo da marca em atingir seu público alvo. É preciso ter alguns cuidados no processo de criação e divulgação de conteúdos na internet, como: desenvolver conteúdos para o tipo de público que seguem a página, utilização de elementos de fácil entendimento por este público, horário em que os seguidores estão utilizando este ambiente, etc. Para isso é fundamental conhecer o ambiente no qual o conteúdo será disseminado, para que se possa obter o sucesso desejado neste tipo de comunicação. Os famosos “Posts Patrocinados”¹ , são utilizados para captar novos clientes, em geral usuários que não estão seguindo a página, por isso o conteúdo tende a ser diferente daqueles que são compartilhados com maior frequência na página.

 

Para atingir seu público não basta criar qualquer tipo de publicação, é necessário algo útil, alguma informação que também possa emitir emoção, precisa de um início que faça com que o usuário fique curioso e queira seguir lendo, e que no final seja de fato algo que satisfaça as expectativas deste internauta. Qualquer pessoa ou marca pode fazer uma publicação em uma rede social, a diferença é que uma marca precisa converter o público atingido em seguidor e os seguidores em clientes (ou fidelizar ainda mais estes seguidores).

Não existe uma fórmula para que se possa criar sempre conteúdos de qualidade, cada marca tem determinados grupos de clientes, público-alvo de determinada categoria, etc. O foco da marca é a comunicação, que pode ser apenas texto, vídeo ou imagem, ou até mesmo tudo junto.

É preciso ter um objetivo na comunicação, e não apenas fazer por fazer e acabar tendo um resultado negativo. Identificar seu público é um passo importante para saber como e que linguagem irá usar para conseguir atingi-los. Além de planejar a frequência de publicações e manter a página sempre ativa, não adianta criar 20 publicações em uma semana e na seguinte parar, os seguidores irão esperar por novos conteúdos.

Qualquer pessoa ou marca pode fazer uma publicação em uma rede social, a diferença é que uma marca precisa converter o público atingido em seguidores e os seguidores em clientes.

Sempre mantenha o respeito sobre tudo, lembre-se que na internet tudo pode dar errado em 2 minutos, por tanto, cuidado com assuntos polêmicos (não estou falando de mamilos, que aliás, são polêmicos), religião, futebol, política, etc. Para que não perca o respeito pelos seus clientes é melhor não arriscar a soltar uma pérola, procure assuntos relacionados à sua marca, ou até mesmo novidades de lançamentos ou promoções. Caso sua marca tenha um dinheiro extra para investir em comunicação e publicidade, lembre-se que existem agências especializadas em marketing de conteúdo e monitoramento de mídias sociais. Se for optar por uma agência, acredite que ela fará o possível para sua marca crescer, mas mantenha-se monitorando sua página para ficar por dentro do que está acontecendo, pois ela também é uma extensão da sua marca.

¹ Opção paga para promover uma postagem em uma página, tendo opções em valores e número estimado de usuários que poderão ser atingidos pela postagem.

Comente aqui

Um comentário em “Marketing de conteúdo: gerando relacionamento

Comentários fechados.