Skip to main content
mario bros

Mario Bros: conteúdo criado por fãs promovem vida longa ao personagem

Quantas vezes você já viu algum evento relacionado ao Mario Bros que não fosse o lançamento de um jogo novo da Nintendo? Além dos produtos como roupas, mochilas, cadernos e figure actions, alguns personagens atravessam gerações e seguem ativos na memória, mesmo daqueles que não acompanham mais o que há de novo no principal produto – neste caso, jogos do Mário.

 

No caso do famoso encanador dos games, que desde 1981 já apareceu em mais de nada menos de 273 títulos (como personagem principal ou pequenas aparições especiais), o novo sucesso do Mário é um vídeo de parkour estrelando Mario e Luigi, misturando um mundo digital em 3D com cenas reais.

Lançado no fim de fevereiro pela produtora Dark Pixel, o vídeo já alcançou mais de 360 mil visualizações. É inevitável atingir, além de games que atualmente consomem produtos da franquia, também manter o personagem vivo na memória dos nostálgicos. A própria Dark Pixel produziu um vídeo no mesmo tema em 2013 e conta com 36 milhões de visualizações, gerando um conteúdo que não é exatamente uma publicidade, porém incluí um branding muito forte, além de ser um conteúdo conhecido como evergreen (sem “data de validade”).

Criando um conteúdo similar (no sentido de trazer algo virtual ao mundo físico), o comediante francês Remí Gaillard, famoso por suas polêmicas e arriscadas pegadinhas, também fez há alguns anos uma versão de Mario Kart. Neste ano, um grupo britânico chamado Base37 teve a ideia de fazer um similar experimento, porém dentro de um shopping em Londres, com seis carrinhos disputando uma prova surpresa, enquanto clientes faziam suas compras. Segundo eles, a ideia nasceu em um pub – um ambiente pouco usual para se falar de games.

Você se lembra de outros personagens que, de tão populares e carismáticos, geram atenção orgânica e conteúdo por fãs e outras marcas?

Comente aqui

Thiago Acioli

Publicitário, Pós-graduado em Marketing Estratégico e criador do Publicitários Social Club.