Skip to main content
marcas preferidas

As marcas preferidas de cada classe social segundo o Ibope

Recentemente, o Ibope Inteligência divulgou um estudo intitulado Marcas Varejista, que objetiva compreender o comportamento do consumidor brasileiro além de orientar os vários lojistas e empreendedores de todo país no que diz respeito a composição do mix de lojas de um determinado perfil de shopping. Trata-se de uma pesquisa de âmbito nacional e que nos apresenta informações valiosas sobre o comportamento do consumidor brasileiro e suas lojas favoritas.

Entre os principais resultados desse estudo, podemos destacar as marcas preferidas de acordo com cada classe social e o potencial de consumo que essas classes apresentam. Por exemplo, a parcela de consumidores que se encaixam na classe A, representam 3% dos domicílios brasileiros, detendo um potencial de consumo de 13%. Entre as marcas que o público classe A mais opta, podemos destacar a Le Lis Blanc, Brooksfield, Mundo do Enxoval e MMartan .

Já as famílias que se enquadram na classe intitulada B, representam 40% do potencial de consumo do país, sendo o público que possui maior presença nos shoppings centers brasileiros, sejam eles elitizados ou mais populares. Entre as lojas que mais atraem esse público, se encontram as do segmento de fast fashion, tais como Riachuelo e Renner, além de lojas como Colombo, Pernambucanas e Carrefour.

Os consumidores delimitados como classe C, que optam por lojas mais populares, representam 49% dos domicílios brasileiros, detendo um potencial de consumo de 31%. Devido essa classe concentrar uma grande quantidade de consumidores, ela foi dividida em dois grupos. A classe C1 é formada por consumidores que possuem renda familiar média de R$ 2.705, sendo consumidores que frequentam shoppings centers, mas que costumam comprar em menor quantidade.  A classe C2 é formada por consumidores detentores de renda familiar média de R$ 1.625 e costumam frequentar pouco os shoppings. Entre as marcas mais optadas por essa parcela de consumidores, destacamos a Narciso Enxovais, a Torra Torra e a Impecável.

A pesquisa foi realizada com cerca de 25 mil pessoas por todo o Brasil e traça o perfil dos consumidores de 200 marcas varejistas, marcas essas que podem ser encontradas nos shoppings centers espalhados por todo o país. Ela levou em consideração informações como idade, sexo e classe social dos entrevistados para que se chegassem aos resultados obtidos. Tal pesquisa é ainda uma importante ferramenta para compreender o comportamento do consumidor brasileiro e serve como uma um meio importante para que as marcas delimitem estratégias que buscam cada vez mais alcançar seu publico.

Comente aqui