Skip to main content
livros

Livros de papel x livros digitais

Na era onde o mundo cabe na palma de nossas mãos através dos smartphones, onde podemos ver os nossos e-mails, acessar as nossas redes sociais, tirar fotos e organizar a rotina através desses equipamentos, realizar a leitura de um livro é um item incluído na lista de facilidades dos smartphones e dos tablets.

Com isso, surge a pergunta: Será o fim dos livros de papel?

O papel surgiu no inicio do século II na China, através de uma oficial corte chinesa, a partir de plantas, tecidos velhos e pedaços de redes de pesca. O papel é considerado o principal meio de divulgação de informação e conhecimento, até o momento, pois com o desenvolvimento e difusão da internet entre as pessoas, futuramente essa “superioridade” do papel poderá ser questionada.

Por enquanto, o papel continua superior à plataforma digital aqui no Brasil, as vendas de livros entre os anos de 2011 e 2012 subiram cerca de 350%, porém os livros digitais não chegaram a 1% do faturamento. Um motivo para esse fato ter ocorrido é: O brasileiro ainda não está adaptado ao formato dessas publicações, o velho hábito de folhear as páginas de um livro sobrepõe à tecnologia.

Entretanto, no restante do mundo o livro digital já é uma realidade, por exemplo: No Reino Unido a receita gerada pelos livros digitais compensou a queda de vendas dos livros impressos. No Brasil essa realidade aos poucos será mudada, pois em 2013 já ouve o dobro de títulos publicados em forma digital (23 mil títulos) em relação a 2012 (11 mil títulos).

O acesso aos livros digitais no Brasil depende diretamente do acesso a tablets e smartphones pela população, ano após ano as vendas desses equipamentos no Brasil tem batido recordes de vendas e estão entre os itens mais desejados pelos brasileiros, as vendas de smartphones e tablets em 2013 praticamente dobraram em relação a 2012.

O fato é: Estamos em uma era digital, a fotografia que antigamente era “revelada” para ser vista hoje já não é mais. O mesmo acontece com os livros, não é preciso mais folhear as páginas de um livro para ler uma bela história, hoje podemos simplesmente com o deslizar da tela navegar em um mundo de histórias que só um livro pode trazer. Folhear um livro ou ler o mesmo em formato digital, qual você prefere?

Comente aqui