Skip to main content
auto ajuda

Os livros de auto ajuda e seus benefícios

Os livros de auto ajuda realmente ajudam? Essa é uma pergunta que nos persegue.  Quando lemos esses livros procuramos uma resposta para os nossos problemas, porém esses livros não contém uma fórmula mágica para aplicarmos e estará tudo resolvido. Quem dera que fosse assim, mas infelizmente não é.

Esses livros contém técnicas e mecanismos para atingirmos o objetivo desejado, mas se não aplicarmos adequadamente se tornam apenas palavras, sem nenhum efeito.

Devemos considerar esses livros como um apoio, um suporte, porém não um guia para tornar a nossa vida melhor e feliz. Devemos procurar a felicidade dentro de nós e um sentido para nossas vidas baseados em nossos objetivos. Além disso, toda a força que precisamos para conseguir atingir os nossos objetivos deve partir acima de tudo, de dentro de nós mesmos.

Entretanto, o mercado de livros de auto ajuda é o que mais cresce no país, pois como vivemos atualmente em um momento de crise, buscar um mecanismo para suportar esse momento é extremamente natural. Tradicionalmente, esse tipo de publicação contém uma linguagem muito simples que prende a atenção do leitor desde as primeiras páginas. Além disso, segundo estatística do mercado editorial indicam que 80% do público que lê esse tipo de publicação já comprou um livro de auto ajuda, com isso podemos concluir que esse tipo não é tão eficaz assim.

Para ter uma dimensão do sucesso 95% dos títulos da Editora Sextante são direcionados a esse segmento. O livro “O monge e o executivo” vendeu mais de um milhão de cópias. Baseado nessas informações, há algumas fatos que explicam a busca da população para esse tipo de literatura:

  • A busca por respostas, para questões que não conseguimos encontrar respostas;
  • Encontrar perspectivas para o futuro;
  • Poder lidar de melhor maneira com as situações do meio corporativo.

Além disso, muitas empresas utilizam os livros de ajuda para tornar o seu ambiente mais “humano”. E ainda podemos destacar que esse é um segmento muito democrático, pois atinge todos os gêneros e camadas sociais.

Portanto, os livros de auto ajuda representam um fenômeno do mercado editorial brasileiro, são uma unanimidade entre toda a população. Utilizar esse fonte de apoio é extremamente natural e saudável, porém devemos utilizá-los como apoio e jamais como um norte para sua vida. Toda fonte de informação é bem vinda, porém essa informação deve te auxiliar e jamais te dominar. Ter uma vida plena e feliz só depende de você.

Comente aqui