Skip to main content
likes

Likes ou Leads: O que é mais importante para o sucesso da sua empresa?

Está certo que ver aquele número de curtidas crescendo dá um orgulho danado. Parece que quanto mais melhor. Por isso você tem se empenhado para conseguir mais e mais curtidas na sua fanpage.

Todos os dias você compartilha uma nova foto (algumas delas com animaizinhos ou bebês fofos é claro). As pessoas curtem, curtem e você não vende nada… =(

Qual é o problema com a sua página? Será o seu produto? Seu público? Sua empresa? Você tem boa visualização, mas as pessoas realmente não estão engajando como deveriam.

Hoje eu vou explicar como geralmente nós supervalorizamos as curtidas no Facebook – muitas vezes até pagamos muito por elas – e como na realidade elas, isoladamente,  não são tão importantes assim.

Como medir o valor de uma curtida?

Não estou dizendo que ter curtidas na sua página não é legal, ou que é irrelevante. Mas você precisa de curtidas com alto valor para a sua empresa. A melhor maneira de saber se esta curtida é “quente” ou não é vendo de qual post essa pessoa veio. O facebook reporta a você toda vez que alguém curte  a sua página. Você consegue verificar quem curtiu e o que essa pessoa curtiu na sua página.

likes

Uma boa curtida é aquela que vem de um post relacionado ao seu produto, serviço ou de algum artigo do seu blog que você compartilhou em sua página. Estas curtidas são mais difíceis de conseguir, portanto mais valiosas. São curtidas de pessoas que se interessaram nos serviços que sua empresa oferece.

Curtidas em posts com fotos de gatos, cachorrinhos ou bebês fofos podem aparecer em maior volume, mas possivelmente não resultarão em vendas para a sua empresa. Portanto, estas curtidas possuem menor valor para você.

Então, se você quer mais curtidas “quentes” comece a publicar mais conteúdo relevante como artigos, guias, infográficos etc. Este posts vão trazer para você mais curtidas de quem tem interesse em sua empresa. E mesmo que seja em menor volume, você terá mais chances de vender para estas pessoas do que para aquelas toneladas de fãs que curtiram o último meme de gato que você publicou.

O que são leads?

Para quem não está familiarizado com o termo, aqui vai uma explicação breve:

Leads são contatos de pessoas interessadas em fazer negócios com você ou sua empresa. Pode ser um lead um potencial cliente ou consumidor.

Qual é a importância de ter leads?

Esta explicação já deve ter dado uma ideia do porquê possuir bons leads é importante. Quando você consegue um novo lead você abre uma porta para manter contato com potenciais clientes. Você precisa dessas informações para ter a chance de tentar vender para estas pessoas que demonstraram interesse em sua empresa.

Como conseguir leads qualificados em seu facebook?

Esta é a melhor parte deste artigo. Adoro o fato de poder juntar boas curtidas a leads qualificados com ações em minha fanpage. Imagine poder ter informações de contato das pessoas que curtiram a sua fanpage. Poxa, se estas pessoas curtiram a sua página (e não foi o post do gato) é porque estão interessadas em sua empresa. Mas como você vai oferecer seu serviço ou produto se você não possui e-mail ou telefone dessas pessoas?

Existem várias maneiras de conseguir obter estas informações e eu vou listar algumas a seguir:

  • Se as pessoas estão clicando e curtido seus artigos, convide- as para se inscrever em sua newsletter e receber novos artigos em primeira-mão. Para isso hospede uma landing page para inscrição na newsletter em sua fanpage.

likes

Você também pode oferecer seu novo e-book ou guia de ferramentas para download gratuito.

  • Crie um concurso ou sorteio em sua fanpage. Use ferramentas que permitam a você coletar contatos dos participantes.

likes

Evite usar aplicativos que permitem a participação somente por curtir a página. É fato que talvez você consiga mais participantes se as pessoas precisarem somente curtir a sua fanpage, mas como você irá vender se não tem os contatos. Outro detalhe importante, as pessoas que estão dispostas a fornecer suas informações de contato, possuem maior predisposição para comprar da sua empresa.

E a última coisa que você precisa saber sobre concursos e sorteios. Sempre. Sempre. Sempre ofereça como prêmio algo que está relacionado a seu produto ou serviço. Por exemplo, se você possui um restaurante, sortear um jantar a dois é uma ótima forma de atrair as pessoas para o seu restaurante.

NUNCA sorteie, por exemplo, um iPhone se sua empresa não vende celulares. Se você sortear um prêmio, que é bom, mas não tem relação com sua empresa, as pessoas vão participar para ter a chance de ganhar o prêmio, mas não por que estão interessadas em seus produtos ou serviços. Isso resulta em uma grande perda de tempo e dinheiro.

Anotou todas as dicas? Então que tal começar a colocar e prática agora mesmo? Teste e me conte como foram os resultados. Basta comentar abaixo =)

Comente aqui