Skip to main content
Johnson bem perto

Johnson & Johnson e a nova forma de fazer propaganda

A Johnson & Johnson adotou uma postura de divulgação que está muito na moda entre as grandes marcas. Tirar o foco da qualidade e diferenciação dos produtos e vender os benefícios que ele traz a vida das pessoas.

Essa forma de publicidade “indireta” ganhou força devido a sua sutileza e tom informal. Retratar fatores do dia a dia, situações emocionantes e de bem estar fazem muito mais sucesso do que propagandas maçantes com frases em tom imperativo, como o antigo slogan: “compre batom”.

 

Na realidade se analisarmos a pirâmide das necessidades de Maslow, empresas que optam por “vender” bem estar, satisfação pessoal e social, passam a estar num topo mais elevado da pirâmide. Abandonam a concorrência “fisiológica” da pirâmide onde a necessidade do consumidor é apenas comer, se vestir, dormir e passar a vender “estima”.

piramide

A empresa passa a vender muito mais do que produtos, ela vende status, bem estar, aceitação social e com esse posicionamento ela reduz a concorrência e garante a marca um espaço de destaque no mercado.

Muitas empresas fazem muito bem isso, temos como grande exemplo a Coca-Cola, onde nos comerciais não é mencionado nenhuma frase imperativa como “compre”, “beba”, “é a melhor”; as propagandas são lindas, retratam situações do cotidiano, mexem com as emoções e sutilmente a marca se faz presente.

Outra empresa que anda fazendo lindas campanhas que tocam o coração dos consumidores é a Johnson & Johnson.  No final do ano ela lançou o vídeo “descubra o presente mais valioso do mundo”. O vídeo bateu mais de 3,5 milhões de visualizações apenas no facebook da marca.

Em maio a marca criou a nova campanha de antitranspirantes com o slogan “a vida bem de perto”. Esse slogan retrata a missão que a Johnson’s tem que é estar presente no dia a dia das pessoas deixando-as protegidas e tranqüilas para viverem as relações com as pessoas importantes para elas.

Em parceria com a agência DM9DDB a série traz em 3 vídeos, encontros inesperados e surpresas do coração. Transmitindo a mensagem de carinho e afeto que a marca tanto prega. A campanha foi criada apenas para web e seus vídeos já são um grande sucesso de visualizações;

Em maio o vídeo divulgado foi o encontro de duas irmãs gêmeas separadas por 6.463 km de distância. O vídeo bateu quase 8 milhões de visualizações no youtube:

Em julho a campanha promoveu o encontro de 4 amigas separadas pela distância física. Esse também bateu quase 8 milhões de visualizações no youtube:

E agora em setembro fechando com chave de ouro a série, o encontro promovido foi um casal separado por 9 mil quilômetros de distância.

A estratégia da marca é transmitir sensações de felicidade, alegria e afeto. Um posicionamento muito inteligente no segmento em que atua. Os vídeos são bem feitos e rapidamente tornam-se virais nas redes sociais; o que traz a marca publicidade gratuita. Vale a pena assisti-los e entender um bom exemplo de marketing.

Comente aqui