Skip to main content
audiencias_facebook

Inovadora forma de segmentação de anúncios no Facebook: público personalizado

O Facebook comunicou em outubro um novo tipo de customização de audiências para os anúncios. Ele foi chamado de Público Personalizado. Lembre dessa ferramenta, pois ela será importante para a divulgação do seu negócio.

Eu vou esclarecer as coisas para você. Esse artigo explora uma ferramenta totalmente nova. Eu vou explicar como ela funciona, como ela se integra ao seu site. Eu também vou apresentar cinco maneiras de como essa nova funcionalidade pode ser usada pela sua empresa.

Como funciona

Você já sabe o que é audiência personalizada, né? Os endereços de e-mail dos seus contatos que o Facebook entende em dados de usuários? Sabe, também, que esses dados podem ser usados para direcionar anúncios no Facebook para audiências específicas?

Certo, e se você pudesse criar uma lista de contatos baseada em quem visitou o seu site na última quinzena, trimeste ou semestre? E se fosse possível criar um anúncio no Facebook direcionado a estas pessoas com base no caminho que eles fizeram para chegar no seu site?

Vou emprestar a imagem do Ad Parlor para mostrar como funciona:

facebook-base-dados

A única ferramenta com funções semelhantes disponíveis até agora era o Power Editor – plug-in do Google Chrome que eu recomendo muito usar. Pode ser que você ainda não tenha acesso à ferramenta do Facebook, mas se a página da sua empresa possuir entre 100 e 10.000 fãs, você terá acesso logo.

Se você já utiliza a ferramenta “Pixels de rastreamento de conversão”, você vai ver algumas similaridades aqui. O Facebook te fornece códigos. Você inclui esses códigos no seu site. Depois, você informa ao Facebook o tráfego de qual página deve ser rastreado. Então toda vez que aquela página for visitada, o tráfego é rastreado. Você receberá um aviso dizendo ‘Olá, a Mariana Reis me visitou”. A Mariana e outras pessoas que visitarem a página rastreada serão adicionadas à sua audiência, que você poderá alcançar novamente através de anúncios no Facebook.

A grande diferença entre essa ferramenta e “Pixels de rastreamento de conversão” é que ela não rastreia apenas os visitantes provenientes do Facebook. Ela conta visitantes oriundos de qualquer lugar. Ela ainda localiza o perfil no Facebook referente a cada visitante.

Como criar anúncios no Facebook usando Públicos Personalizados?

Você deverá se familiarizar com alguns dos passos a seguir se você algum dia já criou pixels de rastreamento de conversão ou se trabalhou com esse tipo de segmentação.

facebook remarketing

1. Clique em ‘Create Audience’ e opção ‘Website Custom Audience’ deve aparecer (se não aparecer agora, deverá aparecer em algumas semanas).

2. Dê uma nome para o seu público personalizado como ‘visitas na homepage’, ‘tráfego da landing page’ ou ‘visitas a página de produtos’. Dessa forma você conseguirá identificar rapidamente suas audiências.

3. A caixa de diálogo ‘Contains’ é a mais importante, uma vez que ela diz de qual página o Facebook deve coletar os dados de visitas. Se você deseja coletar dados da sua página de produtos você deverá inserir o endereço completo, incluindo o que vier depois de .com.br .

4. Você também pode escolher a opção ‘And’, que permite coletar dados de múltiplas páginas.

5. Inserindo somente uma “/”, a ferramenta irá capturar o tráfego da sua página por completo.

6. Duration significa exatamente durante quanto tempo o pixel irá capturar informações do seu site. O tempo ideal está relacionado ao fluxo de visitas que o seu site recebe em qualquer período.

7. Quando você terminar de preencher estes campos clique em ‘View Code’ e copie para entre <body> e </body> no código do seu site.

8. Feito isso basta você voltar para o Power Editor e clicar em ‘Create Remarketing Audience’. Ele começará a rastrear o tráfego.

Como isso te ajudar a criar anúncios no Facebook

Quando estiver usando audiências personalizadas em seus anúncios do Facebook, selecione a opção ‘Target by Website Custom Audience’ e escolha a seleção de audiências customizadas para seu site. Dependendo do volume de visitas em seu site, você talvez tenha que esperar algumas horas ou semanas para obter um resultado que represente um bom ROI.

Eu sugiro que você espere até que você possua pelo menos 1.000 pessoas em seu WCA até criar o seu anúncio no Facebook.

Como WCA podem ser usadas pela sua empresa

Por muito tempo esse tipo de recurso foi oferecido somente por aplicativos de terceiros como AdRoll, e PerfectAudience. Agora ele está disponível para pequenas empresas, deixando aumento de taxa-de-cliques no Facebook (um crescimento de 275% desde 2011) ainda mais competitivo.

Veja como aplicar ao seu negócio:

1. Retargeting a partir da página de preços

Crie um WCA para as pessoas que acessaram a sua página de preços. Se eles não efetuaram a compra, provavelmente estavam com dúvidas em relação aos valores. Crie um anúncio para estas pessoas oferecendo descontos especiais, ofertas exclusivas ou 14 dias de testes gratuitos. Veja quais resultados você obtém.

2. Retargeting para obtenção de leads

Crie um WCA para todo o seu site. Após coletar o tráfego crie anúncios direcionados a estas pessoas oferecendo, por exemplo, e-books gratuitos em troca de endereços de e-mail. Você poderá usar os e-mails obtidos para disparar e-mails automáticos ou criar campanhas de e-mail marketing.

3. Retargeting a partir da página de produtos

Crie um WCA a partir da página de um produto específico. Faça um anúncio oferecendo uma demonstração exclusiva com um dos seus executivos de vendas. Sem compromisso, somente uma conversa na qual eles poderão esclarecer dúvidas que eles tenham.

4. Retargeting a partir de clientes antigos

Crie um WCA de longa duração para visitantes antigos que estavam no passo final do processo de compra. Isso lhe dará uma lista das pessoas que efetuaram a compra. Selecione as pessoas que compraram de você nos últimos 180 dias e depois exclua os que compraram nos últimos 160 dias e você terá a relação de pessoas que compraram há 6 meses, mas não voltaram depois disso. Crie um anúncio dizendo “Sentimos a sua falta” e oferecendo descontos e ofertas exclusivas.

5. Retargeting a partir de likes no Facebook

Crie um WCA para o tráfego de todo o seu site. Use isso para conseguir mais fãs no Facebook.

Likes e fãs no Facebook representam mais do que um simples número. Eles são um canal de comunicação 24 horas com seu cliente ou potenciais consumidores. WCAs são feitos tanto para pessoas que já curtam ou que não curtam a sua página.  Você pode criar uma anúncio promovendo um concurso ou sorteio em sua página. Neste caso é recomendável direcionar para quem ainda não é fã da sua página. Assim você não desperdiça o alcance dos seus anúncios – que são pagos.

Conclusão

Espero não ter te sobrecarregado com todas estas informações.  Em resumo:

Website Custom Audiences permitem a você incorporar o tráfego do seu website às suas estratégias de marketing no Facebook. Eles aumentarão a taxa de cliques (já que as pessoas estarão familiarizadas com a sua marca) o que permitirá a você anunciar para pessoas que estejam em alguma etapa de seu funil de vendas.

Comente aqui