Skip to main content
networking

A importância do networking

Ter amigos é fundamental em todos os aspectos de nossas vidas, no âmbito profissional isso não poderia ser diferente, ter uma rede de contatos ampla e de qualidade pode ser o ingrediente fundamental para uma carreira de sucesso.

 

O networking e a sua importância vem sendo discutido de maneira muito ampla atualmente, pois o relacionamento entre as pessoas vem tomando grande importância nas empresas, já que além de resultados e metas, as organizações são formadas por pessoas. Por isso, para desenvolver o relacionamento interpessoal entre os seus funcionários muitas organizações vem incentivando a interação entre os mesmos, através de ambientes mais abertos e que propiciam a interação entre as pessoas, eventos e até redes sociais corporativas.

Falando em redes sociais, essas ferramentas vêm contribuindo e muito para o networking

entre as pessoas, o Linkedin é um grande exemplo disso, já que através dela podemos manter contato com os nossos colegas de trabalho atuais e até colegas que trabalhamos há muito tempo atrás. Os tempos modernos e as redes sociais vêm contribuindo para a “interação” entre as pessoas.

Além disso, a importância de se ter uma rede de contatos eficaz é no tempo das dificuldades, onde nos encontramos desempregados e muitas vezes sem um caminho a seguir. Nessas horas muitas vezes, alguns amigos desaparecem e nos deixam de lado, por isso ter uma vasta rede de contatos é importante, pois quando aqueles que contamos no momento de dificuldade nos deixam só, muitas vezes a ajuda pode vir de onde menos se espera, de um colega que não temos muito contato ou de uma pessoa que não vemos há muito tempo.

Por esse motivo é de extrema importância; de quando cair em um momento de desemprego, deixar bem claro para a sua rede de contatos que está passando por esse momento difícil, pois sabendo disso, algum colega pode te ajudar, te indicando para uma futura oportunidade de recolocação profissional. O fundamental é não ficar em silêncio, pois o silêncio não contribuirá em nada nessa situação.

Portanto, ter uma rede de contatos (networking) ampla e de qualidade pode ser um diferencial na sua carreira profissional, pode ser uma alavanca que te levará a grandes oportunidades e uma trajetória de sucesso. Por isso, invista em seu networking, conheça pessoas que possam contribuir para a sua carreira, que te acrescentem um algo a mais, pois o mundo é feito de pessoas e através das pessoas que conhecemos, que compartilhamos a nossa história e construímos as nossas vidas.

Comente aqui