Skip to main content
Agenda Sorocaba

As ideias por trás do portal Agenda Sorocaba

Agenda Sorocaba
William Ribeiro Lopes, Douglas Ribeiro Lopes, Bruno Kalach e Leandro Florido Pereira, os quatro sócios e fundadores do Agenda Sorocaba.

Na época do Orkut, havia uma comunidade chamada “Nada para fazer em Sorocaba”. Mas talvez o bordão dissesse menos sobre a ausência de eventos e estabelecimentos do que a dificuldade de localizá-los na cidade. Foi assim que quatro amigos, numa mesa de bar, decidiram investir em um site que servisse como uma agenda local. “Lembro de ter aberto o Google para pesquisar o que fazer na cidade e não saber o que digitar na busca, exatamente por não existir um canal que informasse de maneira direta ‘o que tem pra hoje’ em Sorocaba”, conta Leandro Florido Pereira, publicitário e um dos criadores do portal Agenda Sorocaba.

Junto com os sócios Bruno Kalach, Douglas e William Ribeiro Lopes, Leandro resolveu que o Agenda ofereceria mais do que a programação municipal. O site, portanto, passaria a ser uma fonte de informação e promoveria também a cultura e o lazer em Sorocaba. Constantemente atualizado, o portal disponibiliza semanalmente os shows, baladas, festas, filmes e demais atrações que ocorrem na cidade. Além disso, o visitante pode ainda acessar listas que catalogam estabelecimentos e passeios, sendo que a seção Comidas oferece também uma segmentação por tipos de culinária.

As estratégias do site

Um dos principais pontos do Agenda Sorocaba é que toda a captação é feita gratuitamente. “Desde o começo, a proposta foi valorizar o conteúdo. Por isso, nunca cobramos por evento ou estabelecimento que publicamos no site, já que isso provavelmente limitaria o número de atrações”, explica Leandro. Por isso, durante dois anos, o portal se manteve sem nenhuma receita. Foi em 2013 que a equipe lançou uma nova versão do site, investindo no visual e na plataforma que, desse modo, também passaria a interagir com diferentes formatos de anúncio. “Desde então, nós nos dedicamos somente à empresa. Comercializamos anúncios em banners e também destaques para estabelecimentos e eventos, inclusive envolvendo mais publicações em nossas redes sociais com campanhas contextualizadas”, comenta o publicitário.

Toda semana, o Agenda recebe a programação de artistas, bandas, assessores de imprensa, salas de cinema, produtoras e donos de bares e baladas que entram em contato via e-mail ou diretamente pela página do Facebook. É por meio de três redes sociais que a equipe mantém contato com os parceiros e também com o público, que hoje soma quase 27 mil seguidores divididos entre seus perfis no Twitter, Facebook e Instagram. “Publicamos, em média, 10 postagens por dia no Twitter e Facebook, seguindo uma linguagem descontraída e humanizada. Passamos a usar o Instagram no final de 2014, logo após lançarmos a seção Comidas“, conta Leandro. É também a partir dessas plataformas que os estabelecimentos visualizam o feedback positivo proporcionado pelo portal. “Notamos que fazer um trabalho voltado à utilidade pública e que passar dicas relevantes torna a iniciativa mais atrativa para as pessoas se interessarem e indicarem”, afirma o publicitário.

O Agenda Sorocaba ainda conta com um blog, no qual diferentes profissionais de comunicação escrevem sobre temas como cultura, música e gastronomia de forma colaborativa. Lançado em 2013, o blog reúne postagens sobre os mesmos temas abordados no site, mas com mais detalhes e também postagens em forma de lista – por exemplo, 10 Comidas de Boteco em Sorocaba. “O canal possibilita um trabalho mais editorial e complementa o site”, diz Leandro.

Expansão

Atualmente, com a internet cada vez mais disseminada como meio e ferramenta para as empresas, Leandro indica que já não enfrenta tanta dificuldade ao apresentar o Agenda para novos parceiros. Mesmo que o trabalho seja feito em uma cidade do interior, o publicitário indica que as empresas estão conscientes sobre a importância do digital. “Isso é muito legal, porque cada dia que passa a internet se torna uma tendência maior e as próximas gerações virão preparadas para isso”, opina.

Agenda Sorocaba
A ação #agendasorocaba360 continua mesmo depois do aniversário da cidade. Semanalmente, o Agenda reposta, em seu perfil no Instagram, fotos taggeadas pelos seguidores.

Por conta disso, o Agenda já teve a oportunidade de lançar concursos culturais como o #agendasorocaba360, com o qual reuniu quase 300 fotos enviadas pelo Instagram. Antes disso, o portal também havia lançado a promoção “Passe Livre”, envolvendo cinco clubes sorocabanos que ofereceram 15 dias de entrada gratuita para os vencedores do sorteio feito via Facebook. Mais recentemente, o site passou a sortear entradas de cinema, numa parceria com a Cinépolis.

Há quatro meses, o Agenda Sorocaba também tem divulgado a programação da cidade na rádio Ipanema. Depois de a equipe ter participado de uma entrevista no programa Na Noite, a emissora fez o convite. “Tem sido muito bacana, porque estamos criando uma ‘agenda versão áudio’, atingindo um outro público que descobre opções interessantes para aproveitar o fim de semana”, diz Leandro, que é quem vai ao ar toda quinta-feira, às 23h. “Acho que já estou me acostumando a não gaguejar”, brinca.

Comente aqui