Skip to main content
hashtags

Hashtags: você sabe usá-las?

Com o advento das redes sociais, compartilhar conteúdo na internet ficou cada vez mais fácil. E buscar por temas de interesse, bem como procurar por assuntos bastante repercutidos, também.

Inicialmente introduzidas e utilizadas no Twitter, as hashtags vieram para facilitar a comunicação no meio digital. Entretanto, nem todos os usuários sabem como usá-las corretamente. Muitos usam-nas com o intuito de dar ênfase ao que se quer comunicar ou até mesmo como acessório do post.

Mas, de fato, o que é uma hashtag? As hashtags são palavras-chave relacionadas a um assunto. Quando somadas ao caractere cerquilha (#) ou jogo da velha, nas redes, elas viram hiperlinks e são direcionadas a menções associadas ao tema correspondido. Ou seja, elas ajudam a filtrar tópicos comentados na web.

 

No Twitter, os assuntos de maior repercussão – frequentemente ligados a programas televisivos e fatos ocorridos no cenário político ou no universo de artistas – ganham destaque nos Trending Topics da rede. Os TT´s podem sinalizar ainda crise de marcas, como ocorrido com a Webjet em 2012, que constantemente chegava a ser um dos assuntos mais comentados.

tweet

treds twitter

Para usar as hashtags de forma eficaz, é necessário ter em mente alguns pontos:

  • No Facebook, não é mais necessário o uso de hashtags, visto que as ferramentas de monitoramento foram impedidas de fazer coletas após o lançamento da API 2.0. No entanto, é possível fazer buscas manuais;
  • Para ganhar visibilidade, o ideal é utilizar hashtags genéricas, como o nome do lugar e da categoria. Por exemplo: #shoppingfulanodetal #shopping #moda. Vale ressaltar que as hashtags internacionais possuem mais relevância, ou seja, vale usar também as derivadas #fashion;
  • O uso de uma hashtag específica é importante para divulgação e mensuração de uma campanha;
  • Use com moderação. No Twitter geralmente são inseridas duas hashtags. Já no Instagram, é aconselhável o uso de até quatro.

As hashtags devem ser introduzidas nos posts com o intuito de facilitar a busca pelos usuários. Portanto, nada de inserir frases #meuconteúdovaibombar ou separar por palavra #meu #conteúdo #vai #bombar. Saber escolher as palavras-chave adequadas é necessário para alcançar o público, fornecer informação coerente com os temas e engajar os usuários.

Comente aqui