Skip to main content
opt-in

Formulários Simples ou Duplo Opt-In: O que são e pra que servem?

A base de dados é um dos pilares de nossa campanha de E-mail Marketing. Apesar de que possuir muitos contatos seja muito valioso, igualmente é importante que os mesmos correspondam a pessoas que tenham confirmado sua intenção de receber nossos e-mails.

Contar com o consentimento das pessoas repercutirá positivamente no ROI de nossa campanha. Descubra as razões no post a seguir. Mas antes indico o download grátis do simples e objetivo eBook “O ABC do E-mail Marketing”!

O que Significa Opt-in?

Com o passar do tempo, no universo do E-mail Marketing, surgiram certas práticas desleais como por exemplo a inclusão involuntária em bases de dados e seu posterior intercâmbio comercial por parte das empresas. Isso leva ao envio de e-mail não desejado que é o que normalmente chamamos spam. Para evitá-lo, foi criada uma série de medidas preventivas para garantir que aqueles que recebam uma campanha de E-mail Marketing, realmente tenham dado seus consentimentos para isso.

O conceito de opt-in faz referência ao processo de cadastro voluntário que realiza um indivíduo para receber informação por e-mail de determinada empresa ou instituição. Atualmente existem formulários Simples Opt-in e Duplo Opt-in.

Diferenças entre Simples Opt-in e Duplo Opt-in

Simples Opt-in

Em um formulário Simples Opt-in, o usuário se cadastra para receber informações de determinada empresa. Neste caso, a pessoa não recebe nenhum e-mail de confirmação em sua caixa de entrada. Com somente introduzir seu e-mail e demais dados que sejam solicitados, este usuário já deu permissão à empresa para que enviem suas comunicações.

Duplo Opt-in

Em um procedimento de cadastro do tipo Duplo Opt-in a pessoa confirma em diferentes instâncias seu interesse em receber nossos e-mails. Desta forma se verifica a identidade do contato evitando receber e-mail não desejado. A seguinte tabela te ajudará a distinguir melhor a diferença entre um procedimento e outro:

Prós e Contras

Um procedimento de cadastro Simples Opt-in é mais simples e rápido de implementar, enquanto que o Duplo Opt-in é mais complexo mas tem as seguintes vantagens centrais:

  • Evite práticas fraudulentas e o envio de e-mail não desejado (spamming).

  • Gere um maior ROI de nossa campanha de E-mail Marketing: mais aberturas, mais cliques, menos rebotes e menos descadastrados.

  • Deixe registrado que o usuário confirmou seu interesse e ingressou um e-mail válido, evitando práticas desleais da concorrência como por exemplo “cadastros fantasma” para depois denunciar você como spammer.

  • Contribua com a fidelização do seu público objetivo, posicionando sua empresa como aquela que protege e respeita os dados de seus cadastrados.

Como Implementar o Cadastro ‘Duplo Opt-In’ Passo a Passo

1- Estimule os Cadastros

Convide proativamente seu público objetivo a cadastrar-se em suas campanhas para fazer crescer sua lista de assinantes.

Aproveite o poder das redes sociais, o contato pessoal e a organização de eventos de interesse como por exemplo webinars e eventos de networking.

2- Crie Formulários de Cadastro

Elabore formulários para que seu público objetivo se cadastre em sua campanha completando seus dados. Publique-os em seu site e nos espaços físicos visitados por seus clientes e prospectos. Com algumas ferramentas (recomendo Doppler), você pode criar formulários de cadastro 100% personalizáveis tanto Duplo quanto Simples Opt-in.

 Outra opção que recomendo é criar uma Landing Page para onde você levará o usuário para obter os dados de contato dele. Há boas ferramentas (recomendo Lander) ideais para projetar Landing Pages que convertam seus visitantes em cadastrados.

3- Confirme o Cadastro

Este passo é tão importante como os 2 anteriores. Depois que o contato tenha ingressado seus dados, é necessário que você envie a ele um e-mail para que possa confirmar seu cadastro. Inclua no mesmo e-mail um link a uma página de confirmação informando a ativação de seu cadastro a sua campanha.

4- Dê as Boas-vindas

Uma vez que confirmem o interesse em receber suas campanhas, envie a eles um e-mail dando uma cordial saudação de boas-vindas. É uma boa maneira de agradecê-los o interesse pelos seus serviços e começar a fidelizá-los. Não existem segundas oportunidades para gerar uma primeira boa impressão. Crie um formulário duplo opt-in e reconheça o valor de cada assinante. E você? Já implementou? Quero saber como tem sido sua experiência! E volto a dizer, indico o download grátis do simples e objetivo eBook “O ABC do E-mail Marketing”!

Comente aqui

Um comentário em “Formulários Simples ou Duplo Opt-In: O que são e pra que servem?

Comentários fechados.