Skip to main content
nike

A fase atual da mulher na publicidade

O papel da mulher na publicidade, embora até hoje ainda tenha sua imagem atrelada à conquista e representação de prazer, vem apresentando algumas mudanças (mesmo que ainda tímidas) relevantes.

A comunicação voltada para o público feminino é cada vez mais desafiadora, isto porque a publicidade é o espelho da sociedade, pois é responsável por promover novos produtos, ideias, serviços, de acordo com a realidade em que vivemos.

A publicidade hoje tende a mostrar a mulher, mesmo que em tom de apelo emocional, independente, feliz consigo mesma do jeito que ela é, sem padrões ou imposições.

Deixo aqui duas campanhas recentes que exemplificam este conteúdo:

dove
Dove: Escolha ser Bonita

Com a hastag #SintaSeBonita a marca Dove divulgou uma campanha mundial, em que placas com as palavras “Bonita” e “Comum” foram colocadas em estabelecimentos públicos para que as mulheres não se deparassem somente com uma entrada inusitada, mas também estabelecer um confronto, no sentido de provocar uma escolha pessoal que revela como elas se sentem em relação a si mesmas.

nike
Nike: Better for it.

No canal do Youtube NikeWomen é possível visualizar uma série de filmes que retratam a mulher em rotinas de exercícios de forma positiva e bem humorada, como é o caso da campanha Better for it, que no vídeo da imagem acima retrata a persistência das mulheres dentro das academias e seus pensamentos inseguros diante desta situação.

A boa dose de humor do filme ficou por conta de um dos renomados diretores de Hollywood, Matthew Frost.

Os exemplos citados acima são somente dois dos diversos outros tipos de abordagens que as marcas vêm tentando introduzir em sua comunicação, já que o consumidor atual tende a ser cada vez mais exigente.

A comunicação torna-se portanto, projetada para atender uma nova demanda de público, que é mais crítico e não aceita mais ideias que não condizem com a sua realidade, isto é, o público deseja ser reconhecido de acordo com as suas particularidades.

As campanhas desta matéria ilustram os esforços da publicidade e da propaganda em se reinventar para mostrar o papel da mulher na sociedade visto de um novo olhar, pois agora propõe a fuga de padrões, a auto estima, valorização das diferenças; e estes tipos de abordagens são estruturadas de forma emocional, porém sempre positiva.

Comente aqui