Skip to main content
redes sociais

Fãs, ídolos e redes sociais

Independentemente do ritmo musical, MPB, Pagode, Samba, Axé, Sertanejo, Rock ou Funk todos os artistas utilizam as redes sociais para divulgar o seu trabalho. Além de divulgar as sua agenda de shows e deixar os fãs informados sobre as novidades de sua carreira, muitos artistas utilizam as suas redes sociais para se aproximarem dos fãs, permitindo que os fãs de certa forma “participem” do dia a dia deles, esse contato acontece principalmente através de fotos no Instagram, onde postam fotos em situações que todos nós meros mortais vivemos diariamente, na academia, no trânsito em uma festa de família etc.

Ainda em relação entre fãs e ídolos, podemos ressaltar que as redes sociais vieram para facilitar e muito a vida dos fãs, pois antigamente (bem antigamente aliás) os fãs para terem acesso a alguma dos seus ídolos, deveriam comprar revistas e juntar todas as fotos em uma pasta catalogo (ainda hoje muitos fazem isso), porém com o uso a internet e os smartphones esse processo já não é tão comum, pois praticamente diariamente os fãs tem acesso a uma nova imagem dos seus ídolos através das redes sociais.

redes sociaisOs artistas já perceberam a importância das redes sociais nas suas carreiras e investem nessas plataformas através de seus escritórios, possuem uma equipe específica para cuidar de sua “imagem digital”. Podemos citar como exemplos de artistas que possuem grande número de seguidores nas redes sociais: Ivete Sangalo, Luan Santana e Jorge e Mateus todos com mais de 10.000.000 de curtidas em suas páginas no Facebook, sendo Ivete uma das cantoras mais populares no Instagam com mais de 2 milhões de seguidores. Ainda falando de Instagram podemos destacar o cantor Sorocaba que em Setembro do ano passado tirou uma foto com o cowboy Woody do Toy Story e em menos de 24 horas a imagem teve mais de 130 mil curtidas e se tornou uma das fotos mais populares da rede social.

Com todo esse investimento em redes sociais os fãs só têm a ganhar, não só através das redes sociais Oficiais dos Artistas, mas também através de vários fãs clubes que se formam através de Páginas nas redes sociais, pois muitos escritórios possuem contato direto com esses fãs clubes, cedendo brindes e material de divulgação para que esses possam presentear os seus associados com esses mimos.

Além dessa relação entre fãs, ídolos e fã clubes, as redes sociais são um ótimo instrumento para que as pessoas que gostam de um determinado artista ou banda fazerem amizades, muitas vezes pessoas que moram distantes uma das outras se tornam grandes amigos, através das redes sociais por causa dessa admiração que possuem por um determinado artista.

Portanto, a relação entre fã e ídolo que há uns 20 anos atrás aproximadamente de uma forma distante, hoje em dia é uma relação mais próxima, já que o fã tem oportunidade de participar do dia a dia do ídolo e por meio dessa admiração conhecer várias pessoas que compartilham do mesmo sentimento que ele, pois essa é a função das redes sociais tornar o distante perto e aproximar as pessoas… Não há como negar as redes sociais vieram para ficar.

 

Comente aqui