Skip to main content
facebook instagram

Facebook vs Instagram

Quem promove mais engajamento com as marcas: Facebook ou Instagram? Se você respondeu Facebook, pode estar enganado.

Pesquisa diz que o Facebook pode perder mais espaço

O Shareablee, um provedor de estatísticas sobre mídias sociais, publicou alguns números onde mostram que o Instagram teve mais engajamento com a marca em relação ao Facebook. Mesmo que você não possa afixar as publicações no Instagram, assim como o Facebook é capaz, a ferramenta de fotos provou ser bem mais ativa.

Os números a seguir correspondem a páginas de marcas americanas, no segundo trimestre. Preste bem atenção e tenha em mente que o Facebook nasceu em 2004, e o Instagram está presente no mercado há quatro anos apenas.

  • O Facebook recebeu 2,5 milhões de posts de marcas com um crescimento anual de 22%.
  • Já o Instagram tem 493 mil desses posts e 49% de crescimento ano a ano.
  • O Facebook recebeu 6 milhões de ações diretas (entre curtidas, comentários e compartilhamentos).
  • O Instagram conseguiu 3,4 milhões de ações (likes e comentários)
  • O Facebook alcançou uma média de 2396 ações por post.
  • Já o Instagram acumulou uma média de 6932 ações por post.

Estes resultados são evidentes por três razões:

Primeiro, o Instagram conseguiu 56% a mais do total de ações na plataforma em relação ao Facebook no mesmo período. Além disso, a atividade das marcas estão crescendo mais rápido que o Facebook, que necessariamente não é um resultado que me surpreende. Lembre-se que as pessoas estão mais conectadas, vivem tirando fotos dos lugares que visita, do almoço que comem, do animal de estimação. A tendência é essa, pessoas utilizando bem mais um aplicativo que passa a mensagem mais rápida que o Facebook, como é o Instagram, levando juntamente que as marcas comecem a investir mais nessa plataforma.

Isso não significa que o futuro da publicidade paga está no Instagram, mas também não é algo que não deveremos nos surpreender já que o Instagram vem mostrando um engajamento 3 vezes maior dos seus posts em relação ao Facebook. Para nós, profissionais da área, resta aguardar para saber quando o Instagram resolveram investir na publicidade paga. Levando por estes resultados, eu estou bastante ansioso para ver o potencial que a aplicação irá trazer ao mercado.

Qual a ferramenta que você mais gosta? Facebook ou Instagram? Você investiria em publicidade paga no Instagram? Ou prefere guardar seus esforços para usar no Facebook? Conta pra gente nos comentários.

Comente aqui

Thiago Acioli

Publicitário, Pós-graduado em Marketing Estratégico e criador do Publicitários Social Club.