Skip to main content
guarani

Facebook em Guarani

guaraniO Guarani é uma língua falada por mais de mil anos na região central da América do Sul. No entanto, depois da colonização hispânica, essa língua nativa foi desaparecendo. Menos no Paraguai.

Guarani a língua mais falada do Paraguai

Como a maioria das línguas nativas, o Guarani foi desaprovado por motivos políticos, econômicos e até mesmo religiosos.

No entanto, as raízes culturais desta língua tem sobrevivido principalmente em território paraguaio, onde 90% da população fala o Guarani e 60% fala espanhol.

Onde o Facebook entra na jogada?

Em seu plano de expansão, o Facebook fez uma parceria com a TIGO – operadora de serviços de telefonia móvel – para promover a conexão e acesso à internet no Paraguai, atingindo 50% da população que não acessa a mídia social. Como? Atribuindo nas opções de idioma o Guarani. Isso mesmo, agora o Facebook tem a opção Guarani no seu idioma.

Resultados da parceria

O Facebook em Guarani ressoou na mídia local e também internacional. Chegou a ficar entre os trend topics do Twitter e até o presidente do Paraguai tuitou sobre o assunto, mudando suas configurações do seu perfil para o idioma Guarani.

  • Ganhos de mídia: US$ 1.400.000
  • Aumento de 50% do uso da internet pelas pessoas
  • Aumento de 70% do uso diário da internet
  • Alcance de 909.504 pessoas no dia do lançamento
  • Aumento de 121% de engajamento no dia do lançamento
  • 1.724.095 impressões no dia do lançamento
  • Primeira língua nativa da América a ser incorporada numa mídia social

Achei excelente essa atitude do Facebook, mesmo que seja buscando mais lucro, mas o reconhecimento de mais de 10 milhões de pessoas que falam Guarani é louvável. A criação foi da agência Biedermann McCann, de Assunção, no Paraguai. Confira o vídeo case abaixo, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos.

Comente aqui

Thiago Acioli

Publicitário, Pós-graduado em Marketing Estratégico e criador do Publicitários Social Club.