Skip to main content
facebook gif

A Era dos GIFs no Facebook

É oficial: está liberado o uso de GIFs nas fanpages – pelo menos para algumas marcas. Na última semana, o Facebook passou a testar o formato em algumas páginas, após anos de restrição à utilização desse tipo de arquivo na rede.

 

As primeiras empresas a participarem da façanha foi a Coca-Cola, com a Kuat, e a Wendy’s, uma cadeia norte-americana de restaurantes fast-food. Com a permissão dos GIFs, as marcas podem utilizar este artifício para interagir de uma forma ainda mais criativa com seus consumidores.

gif-kuat

“Usar GIFs pode ser uma divertida e atraente maneira de se comunicar, então nós começamos a testar a permissão de GIF em publicações orgânicas e patrocinadas a uma pequena percentagem das fanpages. Vamos avaliar se será uma experiência positiva para as pessoas antes de lançar para outras páginas”, revelou o Facebook em entrevista ao TechCrunch.

Muito usada na internet no início dos anos 1990, os GIFs tornaram-se populares no Brasil nos anos 2000. O formato fez mesmo sucesso no Orkut, quando as comunidades disponibilizavam diversas images e links para inserção nos scraps dos amigos e nos comentários. Além disso, as animações conquistaram tamém o universo do Tumblr, passando a ser bastante utilizado também na plataforma.

gif orkut

No Facebook, o uso das imagens animadas pelos perfis é permitido desde maio deste ano. Entretanto, para visualizar os movimentos compartilhados por outros perfis na News Feed, o usuário deve clicar no ícone circular apresentado no centro da foto.

gif post

Vale lembrar que o Facebook prioriza a experiência do usuário. Se a novidade receber feedbacks negativos, provavelmente será banida do feed. Vamos ficar de olho no bom senso e na zoeira das marcas. 😀

tchau

Comente aqui