Skip to main content

Entenda o que é Merchandising

Merchandising é um conceito bastante conhecido pelos profissionais de marketing. Porém, para quem não é da área ou conhece pouco sobre marketing, imagina que merchandising trata-se da aparição de um produto em determinado programa de tv.  É o perfume usado pela mocinha da novela para ir ao encontro de seu grande amor. Definitivamente, isso não é merchandising!

marchandising 1

A inclusão de um determinado produto ou serviço em uma cena da novela é um conceito conhecido na publicidade como product placement.  A cena em que a marca do carro que o personagem principal dirige aparece na tela inteira da tv, isso não é merchandising, mas sim product placement.

Quando falamos em merchandising, estamos nos referindo ao conjunto de técnicas usadas para deixar um produto ou marca mais atraente em seu ponto de venda. Trata-se de um material promocional, ação ou técnica usados no ponto de venda que visa trazer mais visibilidade a um produto ou marca, fazendo assim com que o produto tenha uma rotatividade maior, influenciando o consumidor a optar por esse produto ou marca.

merchandising 2

A arrumação do pdv com bexigas, cartazes promocionais, banner com imagem do produto próximo a uma pilha do mesmo, espaços com produtos organizados de uma maneira diferente do que normalmente é feito, espaço com tv que veicule a propaganda ou um vídeo informativo sobre o produto, embalagens que formam determinado desenho na prateleira, a posição desses produtos na prateleira, pilhas de produtos nos corredores principais da loja, adesivos promocionais, degustações, móbiles, displays de balcão, produtos dispostos no check-out da loja, cross merchandising, dentre outras ações, fazem parte dessa técnica usada pelos profissionais de marketing.

É importante ressaltar que o excesso acaba dificultando as coisas. Se houver exagero na comunicação no pdv, o cliente poderá ficar confuso e optar por uma marca ou produto que apresente uma mensagem mais clara. Dessa forma, o merchandising no ponto de venda deve ser criativo e preciso. Antes de qualquer ação faz-se necessário realizar um estudo sobre o produto, o espaço destinado a ele, a loja onde podemos encontrar esse produto, a comunicação da marca, o público alvo, enfim, todos os fatores que podem influenciar na hora de por o merchandising em prática.

merchandising 3

Assim, com um ponto de venda que desperte a atenção do consumidor, tende-se a fazer com que o produto tenha um aumento em suas vendas, o pdv seja esteticamente mais agradável, produtos que precisam ter um saída mais rápida sejam vendidos e também faz-se com que aquele consumidor que chega a loja sem um produto ou marca em mente leve aqueles que estão em evidência, assim como possibilita que o cliente compre mais do que pretendia comprar.

merchandising 4

Comente aqui