Skip to main content
e-mail mkt

E-mail Mkt: 10 conselhos para aumentar os cliques de sua campanha

Para que a sua campanha de E-mail Marketing tenha sucesso, é fundamental que a peça que você envie gere a maior quantidade de tráfego ao seu site, Landing Page, redes sociais ou qualquer que seja o destino final desejado.

Devemos pensar com tranquilidade nos distintos elementos que podem influenciar o usuário no momento de realizar o tão esperado click em sua peça. Você está buscando dicas a respeito? Encontre tudo no post a seguir!

Clicks, clicks e mais clicks. Esse é o primeiro desejo de todos ao enviar uma campanha de E-mail Marketing. Assim como não há vida na Terra sem água, no planeta E-mail Marketing não há visitas, tráfego nem conversões sem os clicks.

Por isso, a seguir há alguns conselhos úteis que você pode usar para aumentar a taxa de clicks (CTR) de sua campanha ao máximo para depois poder concentrar-se em converter esse valioso tráfego em vendas. Aproveito o tema para indicar o download grátis do simples e objetivo eBook “O ABC do E-mail Marketing”!

Dicas estratégicas para potencializar clicks em seu e-mail

Vamos começar com alguns conselhos estratégicos. Você já deve ter ouvido falar de alguns deles em outra oportunidade, mas é sempre bom refrescar a nossa memória.

 1. Segmente

Crie campanhas para diferentes segmentos de sua lista de cadastrados a partir da informação demográfica e dos interesses do seu target. Se você segmenta poderá então adaptar muito melhor sua mensagem e oferta, deixando-a mais atrativa e potencializando os clicks que levem ao seu site. Você ainda não utilizou os segmentos de Doppler?

2. Teste

Sabemos que nem todos os públicos reagem da mesma forma em relação a um mesmo estímulo, neste caso, em relação a uma campanha de e-mail. Então como se sabe qual funciona melhor? Ao realizar um Teste A/B você poderá testar duas versões distintas de sua peça e conhecer qual é a de maior sucesso. Com este teste você pode variar o conteúdo e a posição do CTA e das imagens, fazer peças mais longas ou curtas, mais visuais ou com preponderância de texto. Desta forma você pode analisar o resultado que gera cada uma e ver qual funciona melhor.

3 Meça os Resultados

Analise sempre os resultados após ter enviado a campanha. Você descubrirá os tipos de links e conteúdos que geram mais clicks, além de estudar o impacto de outras variáveis que podem influenciar, como o open rate ou o dia e o horário em que a mesma é enviada. Lembre-se que a única maneira de poder melhorar seus resultados é conhecer o que funciona ou não. É aí que está a importância de contar com métricas e relatórios que te permitam determinar tais critérios com clareza.

Dicas de conteúdo para conseguir mais clicks

Anote os seguintes conselhos para otimizar seus conteúdos e links para estimular os clicks.

4. Otimize o Número de Links

Incluir vários links sem um critério definido nem uma landing page específica não vai garantir que os leitores cliquem neles. É sempre preferível incluir poucos links, mas em lugares estratégicos do seu e-mail e que levam a conteúdos chave especialmente preparados para a campanha.

5. Coloque uma Data Limite

Seja para buscar promover um novo produto, gerar mais downloads do seu último eBook ou atrair assistentes para seu próximo evento, defina uma data limite para a compra/download/registro, etc. Você comprovará que é uma das melhores formas de estimular o CTR.

6. Humanize seu Endereço de Envio

Envie seu e-mail a partir de um endereço pessoal como por exemplo João Camargo (jcamargo@minhaempresa.com). Esta estratégia geralmente gera mais confiança nos seus assinantes e muitos mais clicks em comparação a um envio a partir de algo como info@minhaempresa.com. Nunca envie campanhas a partir de endereços de e-mail de procedência duvidosa e sempre mantenha uma coerência entre o conteúdo de sua campanha e o remetente da mesma.

7. Leve-os para Onde está a Ação

Você está preparando um e-mail promocional? Inclua links que estimulem ativamente o assinante a clicar. Por sua vez, o link deverá direcioná-los diretamente à landing page ou área do seu site onde se encontra o conteúdo em questão e o CTA final. Você deve evitar incluir links à homepage do seu site ou a outras páginas que possam gerar confusão no usuário ou prolongar o processo de decisão de compra.

8. Adicione um Texto Alternativo nas Imagens

Incorpore um Texto Alternativo (chamado de Alt Text) nas imagens que incluir em seu e-mail. Desta maneira você tem a certeza de que no caso de que as imagens de sua campanha tenham sido bloqueadas pelo cliente de e-mail, o assinante possa ter uma ideia do conteúdo visual de sua peça e clique quando seja necessário. Nos casos de que as imagens não sejam baixadas ou demorem muito tempo, seja por um sinal ruim de internet ou um link quebrado, também será mostrado o ALT ao invés da imagem.

9. Inclua os Links Mais Importantes no Início

Hoje em dia, o tempo e a atenção valem muito, e nossas campanhas concorrem com muitos outros e-mails e meios de comunicação. É por isso que se você necessita enviar um newsletter (que em geral incluem vários links a distintos conteúdos de interesse), te aconselho incluir os links mais importantes na primeira metade de sua campanha.

10. Convide-os a Socializar

Adicione botões que convidem seu assinante a compartilhar seus conteúdos nas redes sociais. Procure dar prioridade a este tipo de botão social em relação àqueles que servem para que se tornem fãs de sua página ou te sigam no Twitter. Lembre-se que o importante nessa instância é que eles viralizem o conteúdo da campanha.

Sem dúvida existem outras formas de potencializar os clicks dos seus e-mails. Se você conhece alguma dica diferente, compartilhe comigo e com todos. Ou você ainda não faz E-mail Marketing? Não perca tempo! Escolha uma boa ferramenta (recomendo Doppler), crie a sua conta e comece agora! E repito, indico o download grátis do simples e objetivo eBook “O ABC do E-mail Marketing”! Até a próxima.

Comente aqui