Skip to main content
alcance-facebook

Diminuição do alcance no Facebook. E agora?

Pode parecer que a notícia é velha. Muitos de vocês devem estar pensando “mas isso não aconteceu no ano passado?”. Pois bem, muitos de vocês podem estar cientes, mas para quem não sabe o Facebook diminuiu o alcance orgânico das publicações, novamente.

Em relatório recente publicado pela social@Ogilvy, é possível perceber uma diminuição significativa com relação a Outubro/2013, de 12,05% para 6,15%.

grafico-alcance-facebook

Fonte: social@Ogylvy

Neste relatório, as previsões não parecem muito boas, uma vez que o que se pode entender é que o alcance orgânico está chegando ao fim. Mas isso está acontecendo mesmo? Neste caso ainda é válido investir no Facebook como ferramenta de marketing?

Neste artigo vou explorar estas questões e explicarei como ainda vale a pena investir no Facebook.

Alcance Zero

Devido à constante diminuição no alcance das publicações (primeiro em outubro, depois agora) é fácil pensar que a divulgação gratuita na rede social está perto do fim. No entanto, ao contrário do que mostra o relatório da Ogilvy, é muito improvável que o alcance chegue a zero. É fato que hoje está muito mais restrito do que era no início do lançamento das fanpages.

É claro que o Facebook deseja ganhar com investimento em anúncios (falarei sobre anúncios daqui a pouco), mas essa não é a principal justificativa dada pela plataforma. O Facebook entende que devido ao contínuo crescimento no número de páginas de empresas cadastradas (1 milhão/mês desde julho de 2013) houve também um aumento na quantidade de informação oferecida para os usuários. A diminuição do alcance é uma manobra para melhorar a concorrência entre as páginas, assim como o conteúdo oferecido aos usuários.

Pense em todas as informações que chegam a você diariamente pelo Facebook. Mesmo que você não tenha acesso a todas as atualizações das páginas que você curte, você ainda visualiza, em seu feed de notícias, as publicações mais relevantes. Isso porque conteúdo com melhor qualidade e maior relevância para os usuários destaca-se diante dos demais. Hoje, grande parte do conteúdo que recebemos ainda é originado de publicações gratuitas.

Outras variáveis podem influenciar o alcance de uma publicação, como: atividade no Instagram, se amigos interagiram com a página ou tendências. Ou seja, somando todas esta atividades, existe muito mais acontecendo no Facebook do que imaginamos.

Por que devo continuar investindo no Facebook?

O Facebook possui mais de 1.26 bilhões de usuários, mais de 70 milhões no Brasil. Se existe um lugar onde sua marca deve estar, é o Facebook. Mesmo com a diminuição no alcance dos posts o número de fanpages não parou de crescer. Então, se seus concorrentes estão usando a rede, você não irá ficar fora. Ou vai?

Produza o melhor conteúdo, pense “eu compartilharia?”. Se você ficar em dúvida quanto a esta questão, talvez você deva repensar seu conteúdo. No entanto, sabemos que mesmo sendo ótimo, seu conteúdo poderá não ser visto por tantas pessoas, neste caso você terá que recorrer a anúncios. Anúncios darão suporte para a sua marca, ajudarão a atingir pessoas que ainda não conhecem sua empresa e nunca curtiram a sua página. Anúncios posicionarão sua marca na mente do usuário(consumidor). Os seus clientes estão no Facebook, portanto, é lá que sua empresa deve estar. Marcas em todo o mundo já entenderam que esse será o caminho daqui por diante, prova disso é que em 2013 o Facebook registrou um aumento de 76% na receita gerada por anúncios.

A solução, segundo o próprio Facebook é investir em anúncios: “Como em muitos meios, se empresas desejam ter certeza que seus conteúdos sejam vistos, a melhor estratégia é, e sempre foi, investir em anúncios pagos”, disse porta- voz do Facebook à revista Time.

Isso pode parecer ruim a primeira vista, mas em comparação com demais meios o Facebook é o que apresenta melhor custo-benefício. Com anúncios no Facebook sua empresa pode alcançar tanto ou mais pessoas quanto através de rádio ou TV, não importa o país. Ao contrário dos meios tradicionais, anúncios no Facebook permitem super segmentação, ou seja, seus anúncios somente serão vistos por quem tem grande potencial para se tornar um cliente de sua empresa. Além disso, o custo por mil impressões fica em torno de U$0,25 à U$1,00. Isso é apenas 1% do valor em TV!

grafico-alcance-facebook

Fonte: The Moz Blog

Independentemente de sua empresa ser pequena ou multinacional, há espaço para ambas. É certo que você precisará pagar, destinar parte do orçamento para publicidade, mas o Facebook ainda é o meio com maior potencial de alcance e menor custo, o que faz do investimento em anúncios no Facebook algo muito vantajoso para sua empresa.

Conclusão

Espero ter esclarecido seus questionamentos quanto à diminuição do alcance orgânico dos posts. O que você acha que irá acontecer? O alcance orgânico desaparecerá com o tempo? Compartilhe sua opinião comentando abaixo.

Comente aqui