Skip to main content
folheto promocional varejo

Dicas para um folheto promocional mais atrativo

Com o advento das novas tecnologias, muitas ferramentas antes utilizadas pelo marketing estão sendo pouco a pouco deixadas de lado. Muitas empresas preferem veicular suas mensagens na Internet (Marketing Digital). A televisão vem cada vez mais cedendo espaço para a Internet.

Todavia, uma ferramenta ainda bastante utilizada, principalmente pelo varejo, é o folheto promocional, também conhecido como encarte, folheteiro, tablóide ou volantes. O folheto promocional é um meio de divulgação eficiente para o varejo, uma vez que nele constam as principais ofertas, dos mais variados setores, e sendo ele distribuído no lugar correto, para o público certo, possibilita a procura por parte desse público pelos produtos em oferta.

 

Como tudo no varejo precisa ser ágil, o folheto promocional geralmente tem um prazo de validade curto, onde folheto substitui folheto, cada um trazendo novas ofertas. Podemos dizer que sua principal função é trazer o cliente prontamente para a loja e, consequentemente, realizar a aquisição do produto.

Um bom encarte precisa vender, mas também pode trazer mais alguma informação útil para aqueles que com ele se deparam. A seguir, temos algumas dicas para deixar seu folheto promocional ainda mais atrativo.

Separe os produtos por setores

É muito desagradável quando nos deparamos com panfletos visualmente poluídos, onde o açúcar se encontra ao lado do detergente para lavar louças. Separe os produtos por setores. É importante deixar uma página do folheto para cada setor (Página 1: produtos de limpeza; Página 2: cereais).

Acrescente dicas às ofertas

Tudo bem, como já mencionado anteriormente, à função principal de um encarte promocional é aumentar e trazer o cliente de imediato para a loja e possibilitar o aumento das vendas, mas pode-se agregar algumas dicas úteis aos produtos em oferta. Por exemplo, incluir uma receita simples de bolo, próxima a produtos como farinha de trigo, açúcar e margarina seria interessante.

Sinalize os produtos em oferta

Os produtos que estão em oferta no encarte precisam ser encontrados facilmente quando os clientes forem à loja a procura desses produtos. Uma boa alternativa é produzir um cartaz com a frase “Oferta do Encarte” e fixa-lo no produto em questão.

Posicione o encarte no local certo

É importante deixar o encarte o mais próximo possível do público. Sendo assim, faz-se necessário uma pesquisa prévia para descobrir onde seria o melhor lugar de distribuição do folheto, se de porta em porta, na caixa de correspondências ou nos semáforos . Dentro da loja, deve existir um local onde o cliente, quando de sua chegada ao estabelecimento, encontre o folheto de cara, de preferência na porta principal da loja.

Folheto virtual

Faça com que aquele cliente que não recebeu um encarte físico tenha outra opção de conhecer as ofertas do mês. Uma boa opção é veicular o encarte digital no site da empresa.

Crie uma capa bacana

Chame a atenção de seu público logo na capa do tablóide. É necessário trazer uma capa que faça alusão à campanha em questão (se forem ofertas do setor de hortifruti, use belas imagens de frutas e/ou verduras na capa). Pode-se também trazer ofertas de impacto, com preços sedutores.

Estoque suficiente

É importante ter um bom estoque dos produtos que vão entrar em oferta, uma vez que a demanda pelos mesmos tende a aumentar.

Com essas dicas, pode-se produzir um encarte que venda e ao mesmo tempo ultrapasse a barreira da aquisição do produto. Um encarte bem elaborado pode fazer com que seu cliente volte mais vezes à loja, consumindo mais e fortalecendo o vinculo com a empresa/marca.

Comente aqui