Skip to main content
jovens liderança

Os desafios da liderança: dicas para um líder recém-promovido

Quando tocamos no assunto liderança, algumas controversas surgem de imediato. Alguns acreditam que liderança é algo intrínseco a personalidade de algumas pessoas. Outros acreditam que ser líder independe da personalidade, sendo algo que pode ser desenvolvido no decorrer da carreira profissional, por meio dos desafios, aprendizados e escolhas que esse determinado profissional se defronta.

Particularmente, acredito que o espírito de liderança perambula dentro de todos, sendo que em alguns, esse espírito se mantem sempre em alerta e atuante, e, em outras pessoas, esse mesmo espírito permanece quieto, podendo a qualquer momento ser despertado. Assim, todos somos capazes de um dia ser um líder, de acordo com as escolhas que fazemos, levando em consideração nossa atuação profissional.

Ao pensarmos em grandes líderes, algumas figuras icônicas já surgem em nossa memória, tais como Steve Jobs,  Bill Gates, Walt Disney,  Silvio SantosRoberto JustusJorge Paulo Lemann, entre outros. São figuras que sempre servirão como inspiração para muitos outros líderes, sejam eles mais jovens ou com vivência profissional mais avançada.

No que diz respeito a líderes mais jovens, esses se deparam com algumas dificuldades, tais como a descrença por parte de alguns de seus colegas de trabalho devido a pouca idade, vivência profissional ainda reduzida, dificuldade em saber lidar com a pressão por parte de seus superiores. Com o tempo, essas questões se tornam pequenas diante do conhecimento que esse líder adquiriu. Todavia, até conseguir chegar a esse estado de confiança, um novo líder precisa aprender a lidar com alguns pontos específicos do posto de liderança.

Agora, listo alguns pontos importantes que um líder em início de carreira precisa se atentar:

1. Chegue com humildade

Um dos motivos que mais barram líderes que possuem tudo para serem bons é o fato de que muitos desses líderes chegam para liderar uma equipe com um sentimento de extrema superioridade, com o famoso “nariz empinado”. Conscientize-se que muitos dos seus novos liderados já estão na empresa a mais tempo que você e chegar com muita superioridade vai dificultar o relacionamento com esses colaboradores. Não só com esses colaboradores, mas com todos que irão lidar diretamente com seu trabalho.

2. Esteja apto a ser ajudado

Como um líder recém-promovido, haverá algumas informações e ações em que você vai precisar da ajuda de outro colaborador. Esteja sempre disposto a ser ajudado, percebendo que tal ajuda não faz de você alguém menos preparado, mas sim um profissional que está sempre disposto a aprender. Apesar da posição de liderança, você não pode realizar todas as ações sozinho.

3. Você estará sob os holofotes

Como líder, você se encontrará sempre diante dos olhares de seus colegas de trabalho, sejam seus liderados ou seus supervisores. Assim, suas ações, falas e seu comportamento estarão sempre em análise. Pense duas vezes antes de falar ou realizar algo, pois suas ações possuem um peso bem maior agora.

4. Saiba ouvir

Um bom líder sabe ouvir, tanto liderados quanto supervisores. Na maioria das vezes, seus colegas de trabalho terão algo importante para o desenvolvimento do seu trabalho. Um bom líder, aquele que sabe falar e expressar corretamente aquilo que deseja é também um excelente ouvinte.

5. Mantenha boas relações

Trabalhar em um ambiente onde se possui um relacionamento bacana com liderados e supervisores possibilita a criação de um ambiente de trabalho harmonioso, fato esse que contribuirá para o atingimento das metas da equipe. Além disso, um líder bem relacionado é capaz de inspirar sua equipe a realizar cada vez mais um bom trabalho.

6. Sinta-se preparado

Assumir uma posição gerencial vai bem mais além de uma promoção no trabalho. Ele requer maturidade e conhecimento específico por parte do novo líder. Você precisa se sentir e, acima de tudo, estar preparado para tal posição. Precisa conhecer bem a forma de atuação da empresa, a área que ela atua, sua política interna, seus liderados imediatos e as principais atividades inerentes ao cargo que assumirá. Além disso, precisa estar pronto para saber lidar com conflitos e, acima de tudo, saber resolve-los.

São apenas algumas entre muitas dicas que podem ser passadas para um líder recém-promovido. Além dessas dicas, o novo líder precisa deter o conhecimento especifico de sua área de atuação, um bom entendimento de gestão de pessoas, ser alguém que ama o que faz, e, acima de tudo, querer ser líder, um profissional que detêm inúmeras responsabilidades e uma missão importantíssima. É querer ser alguém que um dia servirá de inspiração para outros novos líderes.

Comente aqui