Skip to main content
google fachada Customer Match

Customer Match: o Google no jogo de audiências personalizadas

O Google confirmou na última segunda-feira (28/09), durante a Advertising Week, que está prestes a lançar um recurso de upload de públicos através de lista de email em suas ferramentas de anúncios, o Customer Match.

A chegada desse novo recurso torna o sonho de muitos anunciantes realidade, mas na contra mão gera mais um incômodo para quem se preocupa com privacidade e não gosta da publicidade direcionada (sim, pessoas assim existem). Agora a empresa deve permitir que os anunciantes tenham acesso a endereços de e-mail de seus usuários para impactá-los via publicidade.

Como funciona o Customer Match?

Em um exemplo simples: se você comprou algo em um ecommerce, o lojista pode enviar o seu e-mail para o Customer Match. Assim, é possível exibir anúncios enquanto você está no YouTube, procurando por algo no Google, procurando por aplicativos na Play Store,  acessando alguma coisa no Gmail ou até mesmo usando o Google Chrome.

 

Com o Customer Match, o Google se aproxima do que já oferecem algumas redes sociais. A empresa espera que a adoção desta ferramenta possa valorizar seus anúncios e servir conteúdos ainda mais relevantes para quem usa seus produtos. O Google ainda diz que esse recurso é seguro em relação à privacidade.

A capacidade de criar anúncios com base em dados de seus clientes pode ser um recurso tão poderoso quanto fazê-lo com base no comportamento do mesmo dentro do seu site. Correlacionando essas duas situações faz o potencial de anúncios dentro das plataformas Google maximizarem. Com as crescentes mudanças nas formas e recursos de anúncios dentro do Facebook, o surgimento de novas plataformas de anúncios e ambientes para serem explorados, essa nova funcionalidade mostra uma preocupação do Google em explorar melhor seus recursos e oferecer para anunciantes a possibilidade de atingir seu target mantendo um certo nível de privacidade.

Comente aqui