Skip to main content
game-facebook

Crie jogos e competições no Face para aumentar o engajamento

Você possui um número razoável de fãs em sua página do Facebook, mas deseja que esse número aumente ainda mais? Já pensou em fazer jogos na sua fanpage? A competição faz parte de nossa natureza. Desafie os fãs de sua página a participarem de um jogo e veja o engajamento aumentar. E mais, essa competitividade ajudará a aumentar o alcance de sua marca. Nesse artigo vou mostrar como aprimorar o marketing de sua fanpage usando jogos do Facebook.

1. Sorriso da semana

Se você deseja que as pessoas se interessem ainda mais pela sua marca, faça com que seus fãs sejam parte da sua estratégia de marketing. As pessoas adoram ver seus nomes em destaque, então ofereça essa chance a elas a partir de um concurso de fotos.

O ganhador se sente parte da marca e o vencedor sente a necessidade de compartilhar sua nova conquista com seus amigos no Facebook, sua marca fica exposta no feed de notícias de seu fã e ao alcance de novas audiências.  Isso pode tornar sua campanha viral antes que você se dê conta.

Visando estes resultados a Ipanema lançou mão de um mural de fotos em sua fanpage. A campanha realizada para divulgar a presença da marca no evento Fashion Rio pedia um sorriso em troca de uma Ipanema.

ipanema

Ações como essa podem se transformar facilmente em um concurso de fotos, utilizando aplicativos de terceiros como os da Wishpond. O método de participação é muito simples, o que faz com que as pessoas se interessem mais em participar. Depois de enviadas as fotos são avaliadas pelo administrador da campanha e um ganhador é selecionado. O vencedor pode por exemplo, se tornar capa da fanpage ou ganhar um post de destaque dentro da fanpage.

Pequenos incentivos como esse já podem ser o suficiente, imagine se você somar a isso um prêmio como um desconto em seus produtos ou um mês grátis para testar um novo lançamento?

Dicas para realizar seu próprio concurso de fotos entre seus fãs

  • Torne seu concurso ainda mais competitivo liberando a opção de votação para o público. Isso incentiva ainda mais pessoas a engajarem com seu concurso.
  • Coloque o vencedor em um post em destaque na sua página, inclua a imagem, nome e descrição do vencedor. Isso fará com que seu fã deseja ainda mais compartilhar sua atualização e também alavancará a “viralidade” do post.
  • Use um aplicativo de terceiro para facilitar o processo de votação (e coletar dados dos participantes e votantes).

2. Economize já!

No próximo exemplo a rede de hipermercados Extra oferece cupons de descontos para os fãs de sua página. O aplicativo está integrado à loja virtual da marca, os cupons resgatados na fanpage podem ser usados pelos fãs nas próximas compras na loja.

Campanhas como essas são ótimas para aumentar o engajamento, mas essa não é a melhor parte. Ao oferecer descontos em sua fã page ao custo de um like (através de fangates) você desvia o tráfego de sua fanpage para o site de seu e-commerce, transformando fãs em clientes.

extra

Você pode criar campanhas como a do Extra de maneira simples utilizando aplicativos de terceiros que se integram a sua fanpage e permitem a customização da página.

Dicas para criar cupons de desconto:

  • Ofereça cupons de desconto por um like
  • Utilize aplicativos de terceiros para criar páginas customizadas. Tenha em mente que o layout da página ajudará a aumentar a viralidade da sua campanha
  • Opte pelo aplicativo com o método de participação mais simples. Deve ser fácil para você criar e mais fácil ainda para as pessoas participarem

 3. Com que roupa eu vou?

Prêmios e descontos são ótimos, mas você já pensou em oferecer soluções para seus fãs?

Neste exemplo a marca de roupas femininas Marisa oferece às fãs um aplicativo que as ajuda a organizar seus guarda-roupas. O aplicativo Meu Closet Marisa é perfeito para aumentar o engajamento entre o público feminino e gerar vendas. Ao brincar com o aplicativo as usuárias podem adicionar peças ao guarda-roupas, essas peças podem ser antigas ou novas – basta clicar no botão loja virtual para adquirir uma peça novinha.

jogos-marisa

Após fazer o upload de suas peças favoritas ou comprar novas peças direto da loja virtual as usuárias podem compartilhar seus novos guarda-roupas com suas amigas na rede social. Ampliando ainda mais o alcance da marca.

 Dicas para estar na mente do usuário

  • Escolha aplicativos que sejam úteis aos usuários de alguma maneira. Que os ajudem no dia-a-dia.
  • Não esqueça de vender. Os usuários que acessam seus aplicativos já estão predispostos a comprar. Então não perca tempo. Ofereça produtos que sejam do interesse do usuário e veja suas vendas aumentarem.
  • Inclua elementos de compartilhamento em redes sociais, como um bônus para quem compartilhar sua página e veja seu marketing se espalhar.

4. Crie desafios

Se seus fãs são competitivos e gostam de ser desafiados por que não criar um jogo que estimule a competição entre eles e ainda mostre o que há de melhor em seus produtos?

Foi isso que a Dell, uma das maiores fornecedoras de soluções em TI no mundo, fez ao lançar o jogo Missão Dell em Marte, em aplicativo na sua página no Facebook. O jogo cujo objetivo é criar uma estação espacial fictícia em outro planeta tinha como intenção incentivar os usuários a conhecerem e explorarem as tecnologias Dell que auxiliam nos processos de negócios, além de propagar o conhecimento da empresa como a principal provedora de soluções de TI.

No jogo quanto mais módulos corretos os jogadores completassem eram acumulados pontos. No final foram selecionamos os três jogadores com melhores pontuações para receberem prêmios Dell.

Para conseguir mais visibilidade e aumentar a viralidade do jogo cada jogador era recompensado com 10 pontos extras para cada amigo indicado que ingressasse.

jogos-dell

No final os ganhadores dos primeiro, segundo e terceiro lugares foram divulgados na fanpage da Dell, outra forma de conseguir que seus fãs sejam recompensados pela participação e compartilhem sua página com os amigos.

Dicas para criar desafios

  • Use aplicativos de terceiros para criar seus jogos como Badgeville, Gigya ou Scirra.
  • Tenha certeza que as barreiras para participação são pequenas. Quanto mais simples para participar, mas participantes você obterá.
  • Você também pode criar seu próprio jogo através do Gamer Developer Center do Facebook
  • Lembres-se de seguir as melhores práticas do Facebook como torne seu jogo simples de compartilhar e jogar com amigos

5. Jogos compartilhados via redes sociais

Jogar sozinho pode ser divertido, mas algumas vezes os participantes desejam testas suas habilidades contra os amigos ou qualquer outra pessoa no mundo.

O prêmio oferecido é estar na frente dos adversários e ser o líder entre os demais participantes. Dessa forma é bem provável que o participante volte para checar sua posição no ranking e busque as primeiras posições.

A Red Bull é conhecida por seus jogos online. A página do Facebook está conectada a centenas de games que podem ser jogados pelos fãs tanto em celulares quanto em seus computadores. A Red Bull também hospeda competições ao vivo.

Muitos dos jogos oferecidos podem ser jogados sozinho ou em grupo. Jogadores ganham créditos para cada amigo indicado que passa a participar do jogo.

Dicas para incluir jogos compartilhados em Redes Sociais à sua fanpage

  • Crie jogos que possam ser jogados sozinho ou em grupo. 
  • Dê benefícios para quem compartilhar o jogo como: créditos ou pontos extras, produtos gratuitos ou destaque na página.
  • Destaque os participantes com melhores pontuações.
  • Promova seu jogo para mobile usando anúncios no Facebook para apps

Conclusão

Não fique preso a estas soluções. Procure misturar estas ideias e crie soluções próprias para o seu negócio.

Como profissionais de marketing em redes sociais nossos principais objetivos são aumentar conhecimento e alcance da marca e lealdade por parte dos clientes. Nós queremos ser os primeiros na mente do consumidor. A inclusão de um jogo a sua página do Facebook é uma ótima maneira de aumentar o engajamento e alcance viral de sua página.

E você, faz jogos no Facebook? Quais tipos de jogos? Os resultados são positivos?  Compartilhe suas experiências com a gente.

Comente aqui