Skip to main content
creators

Para entender os Creators e a nova mídia

Aliar criatividade a persuasão é o principio ativo para informar e propagar algum produto. Os tempos mudaram e o combo panfleto-outdoor-spot-vt já ficou para trás. É preciso reciclar. A publicidade vive de se reinventar, é um produto que nunca está pronto. Devemos criar conforme as mudanças vão surgindo, e essas mudanças nem sempre são aceitas de forma rápida e indolor. Afinal, a novidade ainda está sendo testada e analisada. Nós, publicitários e profissionais do marketing devemos entender que o efêmero também faz parte, mas que existem pequenos passos que têm fundamento e que vieram para ficar nesse tão falado meio digital.

É necessário buscar uma convergência entre todas as mídias, sejam elas off ou on. Mudar de dentro para fora, relação com clientes e mídia sofrem mudanças ríspidas, agência e marca também, e, além disso, o relacionamento marca versus cliente passará por modificações. Toda a comunicação está sendo incessantemente modificada.

Audiência

A publicidade mudou e vai continuar mudando por um só motivo: O público. Se não conseguir atingi-lo, de nada irá adiantar verbas altas e planejamento furado, certo? A forma como consumimos informação, comunicação e como interagimos mudou drasticamente e em pouquíssimo tempo.

Perceba que a forma como consumimos foi mudada, as gerações Z e Y têm o poder de compra e de decisão agora. Sabem o que quer e sabem o porquê disso. Estamos na era do engajamento, do conteúdo e do timming. É esse grupo composto principalmente pelos millenials, os nascidos entre a década de 1980 e 2000, que dita o que é tendência nas redes sociais, instiga o mercado publicitário e quer cada vez mais ter sua voz ouvida.

Por isso de nada vai adiantar anunciar no outdoor aquela marca descolada que tem como público essa turma jovem.

Creators

Porta dos Fundos, Jout Jout, Kefera, Japa, Celibit, Cauê Moura, Felipe Neto e PC Siqueira têm em comum? São os youtubers: Em sua maioria gente que fala sozinho, de frente para uma câmera, com regularidade e uma edição dinâmica que vêm tirando o sono de muito dono de agência e de algumas marcas. E alguns deles não são apenas ouvidos, mas venerados por milhões que lotam bienais, livrarias e teatros. Cada um mostra o que tem de melhor para conquistar seu público e os contratos comerciais com vídeos no YouTube. Estamos falando dos creators, os novos formadores de opinião. Os creators são a nova mídia, a nova publicidade. Chegar até eles é fácil, basta ter verba. As marcas e as agências é que precisam se adaptar a essa nova realidade. Afinal, ninguém melhor que eles para entender e falar diretamente com a sua audiência.

Agência

O choque é irreversível na hora de anunciar nessa nova mídia, por isso cabe a agência criar uma co criação com os creators. É necessário confiar na produção que foi contratada, mesmo não sendo o tipo de comunicação habitual que todos estão acostumados, mas o creator irá saber conduzir o seu produto ao público dele, mas somente na maneira que ele já vinha fazendo antes de anunciar a sua marca, deixando-os livres para a comunicação fluir e atingir o objetivo da campanha. Por isso não estranhe se o merchan for dito na cara dura que é merchan, lembre-se: o público continua o mesmo, apenas a forma de chegar até ele é que mudou.

Entenda mais sobre os Creators no vídeo abaixo:

Comente aqui