Skip to main content

A corrente do bem pelos Veteranos

Assim como o “desafio do balde de gelo” (Ice bucket challenge), o “22 pushups for 22kills” (“22 flexões para 22 mortes”) é uma campanha que busca conscientizar as pessoas para um problema de saúde.

De acordo com dados coletados em 2012 pelo US Department of Veterans Affairs (“Departamento de Interesses dos Veteranos dos Estados Unidos”), em média, 22 veteranos do exército dos Estados Unidos da América, por dia, cometem suicídio.

Para divulgar e conscientizar a população sobre esta questão de saúde pública que os EUA enfrentam, foi criada esta campanha que consistem em: se filmar fazendo 22 flexões de braço, desafiar alguém e divulgar nas redes sociais, utilizando as hashtags. Clique aqui para ler as instruções e entender melhor.

Como o movimento começou

O movimento “#22KILL” começou em 2013, após os dados coletados e analisados sobre a média de soldados que tiram a própria vida, por causa de transtornos mentais. A Honor Courage Commitment, Inc. (em tradução literal, “Associação Honra Coragem Comprometimento”) se responsabilizou por pesquisar e entender a causa dessa epidemia, e educar o público em geral sobre o problema. Transtornos mentais, tais como: estresse pós-traumático, traumas devido lesões cerebrais, ou problemas de adaptação para a vida de civil.

Ajude-nos a alcançar a meta de 22 Milhões de flexões. Para honrar aqueles que servem e aumentar a conscientização sobre prevenção de suicídios através de educação e enpoderamento. Cada flexão conta, então não precisa ficar com vergonha de mostrar o seu apoio aos nossos veteranos. Você pode fazer quantas vezes quiser ou puder, independente se for 1 ou 100 de uma vez, nós iremos aceitar a sua participação.

Mas… Como fazer 22 flexões vai salvar soldados veteranos de guerra?

Não vai, mas a ideia é honrar estes guerreiros, que arriscaram – e arriscam – a própria vida para proteger a Nação. Fazer o exercício – bastante popular nos treinamentos de exército – é como incetivar e mandar a mensagem “estamos com vocês”, ou “apreciamos o que vocês fazem por Nós (País)”.

A solução é o empoderamento dos veteranos. Um dos maiores desafios que os veteranos enfrentam é encontrar um propósito após serem liberados do serviço militar. #22KILL cuida diretamente de programas que ajudam os veteranos a canalizar os seus talentos, descobrirem uma ocupação, e entender o seu valor fora do exército.

O verdadeiro vilão está na mente

Não seria exagero dizer que todos sofrem de PTSD (Posttraumatic stress disorder), ou estresse pós-traumático, que é uma condição mental adquirida pelo ser humano após presenciar – e vivenciar – momentos aterrorizantes. Infelizmente não tem cura, mas os efeitos podem ser amenizados através de tratamentos. Os sintomas são flashbacks, pesadelos e ansiedade.

As mudanças em uma pessoa que sofre deste tipo de transtorno mental podem ser facilmente notadas em: alterações de humor, comportamento autodestrutivo, hipervigilância, isolamento social, ansiedade severa, insônia e pesadelos constantes, e pensamentos indesejados e suicidas.

 

Deixando aqui um agradecimento ao Myles, pois foi através do video que ele postou que surgiu a ideia de escrever sobre o assunto: Thanks, Myles. 😀

Fontes:

www.22kill.com

http://www.honorcouragecommitment.org/

Comente aqui

Fernanda Landim

Formada em Publicidade e Propaganda, nerd e apaixonada pelo Canadá. Durante algum tempo estive perdida sobre que área da Publicidade deveria focar. Decidi explorar um pouco de cada.