Skip to main content
twitter galinha pintadinha

A Copa da segunda tela

É Copa e não se fala de outra coisa, seja na fila do pão, nas conversas durante as refeições e claro, nas redes sociais. Todos os brasileiros ficaram atentos a todos os detalhes da cerimônia de abertura e as impressões que antigamente ficariam restrita aos grupos de amigos e familiares, hoje se expressam na internet e repercutem globalmente.

A segunda tela veio para ficar. Muitas pessoas inclusive, mal estavam assistindo ao jogo na TV para acompanha-lo pelo twitter e nunca uma copa foi tão digital! É engraçado perceber que o facebook não é uma rede de segunda tela, perto da quantidade de comentários do twitter, ela fica relegada a notícias e esparsos comentários. Acompanhe o jogo via menções que você vai entender o quão interessante é o fenômeno, clique aqui e veja o infográfico animado. É incrível!

Ontem foram registrados 2 milhões de tuítes pelo Termômetro Social de segunda tela da Globo, durante o jogo Brasil x Croácia, segundo Mauro Segura. A maior parte das menções, apesar da vitória, foram negativas. O gol contra e o pênalti marcado erroneamente, balançaram um pouco os torcedores, que vão precisar ver o time brasileiro jogando contra o México para acreditar (ou desacreditar) mais na seleção.

O jogador mais mencionado foi o Neymar e não o Marcelo, e de todas as menções, 45% foram negativas. Seguindo a fila, Hulk recebeu 61% de menções negativas e o melhor jogador na opinião da torcida digital, foi o Oscar (acredito que é consenso), com 37% de comentários positivos e 31% neutros.  Todos os dados vieram da tecnologia de Análise de Sentimento Social da IBM.

ibm copa

O Google não poderia ficar de fora, criou um Trends especial para a Copa e gerou gráficos do jogo de ontem.  Segundo o monitoramento da empresa, a maioria dos brasileiros acreditava em vitória, já os croatas num empate. O sentimento, que também foi avaliado, para os croatas era de irritabilidade e o nosso de felicidade (claro, ganhamos…rs). Os gráficos gerados também demonstram que 83% da atenção mundial centrava-se na equipe brasileira.

google trends copa

Quanto às pesquisas feitas pelos brasileiros, um dos itens mais pesquisados foi “como pintar as unhas como a bandeira do Brasil” –  olha o patriotismo feminino aí gente! J E os croatas estavam preocupados com o horário dos jogos aqui no Brasil. Pra quem quiser saber mais informações, consulte, vale muito a pena!

É um registro enorme de dados e quem acompanhou divertiu-se muito. A criatividade brasileira manifestou-se na forma de tuítes e imagens divertidíssimos, acompanhe:

twitter abertura twitter galinha pintadinha twitter dilma twitter croácia twitter twitter roubado

E só pra terminar, recomendo que vejam a hashtag #wordcup, não eu não errei, ela existe mesmo! E vamos que vamos! #rumoaohexa \o/

Comente aqui