Skip to main content
contabilizar café mobile app

Contabilizar tudo, o dia todo. Loucura?

O que você entende sobre contabilizar elementos da sua rotina? Você sabe quantas vezes você abre a porta da geladeira da sua casa? Ou talvez quantas vezes o botão Ligar/Desligar da TV é apertado.

O escritório de Paris (França) da agência Sid Lee está desafiando o Count von Count nesse critério apresentado. Antes um “parênteses” aqui: caso você não seja tão velho assim, Count von Count é um personagem da série de TV “Vila Sésamo” e seu hobby é contar e contabilizar tudo, desde itens grandes até os minúsculos; foi traduzido em português para Conde. Pronto, podemos retomar o tópico.

 

Foram instalados sensores digitais em toda a agência, para contabilizar tudo que acontece – quantos copos de café foram servidos em um dia, quantas vezes a descarga foi apertada, quantas vezes os funcionários usaram o comando “crtl + z” (ou “command + z” no MAC OS), etc.

Este projeto, digamos assim, foi possível graças ao uso de Arduino, que rastreia apenas a nada extraordinária rotina de um grupo de pessoas que se movem de lá para cá, fazendo anúncios e publicidade. Os dados podem ser vistos online, através do site: http://dashboard.sidlee.com/

Dashboard para contabilizar

Sobre a tecnologia usada para contabilizar tudo

Arduino é uma ferramenta para criar computadores que podem sentir e controlar mais o mundo que seu PC. Ele é uma plataforma física de computação de código aberto baseado numa simples placa microcontroladora, e um ambiente de desenvolvimento para escrever o código para a placa. Pode ser usado para desenvolver objetos interativos, admitindo entradas de uma séria de sensores ou chaves, e controlando uma variedade de luzes, motores ou outras saídas físicas.

Projetos do Arduino podem ser independentes, ou podem se comunicar com software rodando em seu computador (como Flash, Processing, MaxMSP.). Os circuitos podem ser montados à mão ou comprados pré-montados; o software de programação de código-livre pode ser baixado de graça.

Deu pra entender? Confesso que também demorei um pouco, e foi necessário ajuda de coleguinhas desenvolvedores para me ajudar a entender o que é, para que serve e como funciona. Mas nada que uma pesquisada no google não ajude. 😛

Fonte:
http://www.adweek.com/adfreak/agency-rigs-its-office-count-everything-goes-fascinatingly-useless-detail-163234

Comente aqui

Fernanda Landim

Formada em Publicidade e Propaganda, nerd e apaixonada pelo Canadá. Durante algum tempo estive perdida sobre que área da Publicidade deveria focar. Decidi explorar um pouco de cada.