Skip to main content
comunicação

A comunicação na influência do comportamento do consumidor

Não é de agora que uma das tarefas mais importantes para uma marca é entender o comportamento dos seus consumidores o máximo que for possível para uma boa comunicação. Isso é uma tarefa não muito simples, que necessita de estudos sociais, econômicos, culturais e psicológicos. Pois estes fatores culturais, seus valores e desejos é que tornam uma pessoa consumidora, portanto, o objetivo da marca é analisar a sua influência no processo de decisão de compra de seus consumidores, avaliando o diferencial de sua marca que pode ser o responsável por este momento de decisão de compra de um consumidor (KOTLER, 1998).

É a partir de uma análise de estudo de comportamento que uma marca pode gerenciar com mais resultados uma boa comunicação com seus consumidores, seja direta ou indiretamente, através de um e-mail ou por meio de conteúdos postados em sua página numa mídias social. Se a ideia de uma empresa é atingir seus consumidores por meio de mensagens e conteúdos, então ela precisa saber com quem está tentando se comunicar, como é o comportamento dos seus consumidores e qual a melhor forma de interagir com eles para se ter o melhor resultado neste contato.

 

Desde que a internet se tornou uma ferramenta de comunicação bastante consolidada, as marcas procuraram aderir e marcar presença se mantendo conectadas, e hoje, com foco quase que total nas mídias sociais.

Por meio deste tipo de comunicação mais direto com seus consumidores, uma marca consegue desenvolver uma série de valores que não estão ligados aos seus produtos, pelo menos não diretamente, é um tipo de valor que ficará na lembrança do consumidor que se importa em se manter conectado com a marca (e que vê esta com uma mesma atitude), e não um valor que uma empresa tenta passar por meio de um comercial de TV no horário nobre.

Desta forma, empresas como a Netflix, Garoto, Giraffas e Bis vem fazendo um papel muito importante para o fortalecimento de sua marca entre os internautas. Desde o uso da criatividade na criação de conteúdos para sua página no Facebook, até mesmo a informalidade na comunicação textual e em respostas a comentários espalhados pelas muitas postagens de conteúdos ao longo da fan page, mesmo sendo usado este tipo mais jovem na comunicação, ainda assim é mantida uma certa solidez, verdade e compromisso nos diálogos. Os tipos de respostas dadas aos usuários são sempre simples, com tonalidade de proximidade entre Marca e Consumidor, mesmo que seja alguma resposta negativa da marca, é feita de forma direta, prática, e até mesmo de forma carinhosa, sanando qualquer dúvida por parte do internauta/consumidor, isso faz com que a marca seja de fácil comunicação, para que não se tenha nenhum motivo para que o consumidor tenha qualquer receio em se comunicar com a marca por este meio. E para reforçar, uma citação de Kotler e Keller muito apropriada:

“Já não basta simplesmente satisfazer clientes. É preciso encantá-los”(KOTLER, KELLER, 2006, p.55).

Comente aqui