Skip to main content
instagram

Como usar o Instagram para gerar leads

O Instagram é uma das principais mídias sociais para que você fortaleça a sua marca e gere leads. Lançado em 2010, este aplicativo de compartilhamento de fotos usa a imagem e vídeo para posicionar marcas que podem gerar alcance a partir dos seus mais de 300 milhões de usuários.

A maioria das pessoas no Instagram usa a ferramenta para postar suas fotos e vídeos amadores. Desde animais de estimação a alimentos de dar água na boca, você pode encontrar um tesouro de ideias.

No entanto, este não é o único potencial desta ferramenta poderosa. O Instagram é verdadeira joia para as empresas comercializarem a sua marca e gerar leads. Com a taxa de crescimento mais alta (23%), é atualmente o precursor na esfera social media levando likes de Facebook, Twitter e Pinterest.

Uma grande parte do seu sucesso está relacionado à sua utilização de imagens como garantia marketing. As pessoas acham que é mais divertido e excitante ver fotos e vídeos do que ler textos de vendas. Resultado? Você ganha mais engajamento que podem traduzir em conversões.

Então, se você está dirigindo uma campanha de marketing nesta plataforma, estou aqui para ajudá-lo com estas 8 dicas:

Identificar o seu público

O Instagram abriga uma grande comunidade de consumidores em todo o mundo. Conhecendo o seu público-alvo tornar-se mais fácil você postar imagens que eles vão achar interessante. Isso é importante para tornar o seu conteúdo relevante com seus contatos.

Peneire através do funil de seus clientes até chegar ao fundo. Informe-se sobre os seus gostos, interesses e hobbies. Isto vai dar-lhe uma forma mais estratégica para criar buzz e construir o sua próxima estratégia.

Por exemplo, se você possui uma loja de moda online, você pode posicionar sua marca para pessoas que muitas vezes postam fotos de vestidos, desfiles de moda, acessórios de moda, etc.

Manter uma identidade consistente

Para envolver os seus clientes no Instagram, você precisa ter um perfil reconhecível que complementa a sua marca. Isto significa que sua imagem de perfil, descrição e tagline deve estar em consonância com sua empresa.

A Nike é um bom exemplo de como você pode ficar reconhecível por ter uma identidade consistente. A sua página no Instagram usa o logotipo original, slogan e nome da empresa que ajuda seus clientes fiéis encontrar a marca.

Criar uma bio e descrição convincente

A bio e descrição são os seus primeiros pontos de contacto com o seu público. Torná-la atraente não só vai atrair seus clientes, mas também tentá-los para saber mais sobre a sua marca. Resista à tentação de escrevê-la como um texto de vendas. Lembre-se que o Instagram tem uma visão diferente. Manter essa vibe viva é necessária para o interesse do seu público.

Poste vídeos interessantes

Acabei de chegar da agência e vou direto para cama dormir #BoaNoite #vidadepublicitario

A video posted by Publicitários Social Club (@publicitariossc) on

O Instagram permite que você compartilhe vídeos curtos (agora até 60s). Isto é benéfico para as empresas que podem aproveitar o potencial de um vídeo para demonstrar características do seu produto, ensinar sobre a sua funcionalidade ou compartilhar sua cultura de escritório.

A Burberry é uma marca de vestuário global que mostra o behind-the-scenes de eventos para envolver o seu público. Ela também exibe seus produtos usando vídeos curtos para permitir que seu público saiba seus benefícios específicos.

Use hashtags relevantes

O Instagram tem uma comunidade enorme e encontrar seu conteúdo pode ficar um pouco complicado nesta plataforma. Com as hashtags, você pode tornar este processo mais organizado e estratégico. Tudo que você precisa é fazer é encontrar um conjunto de palavras-chave relacionadas ao seu setor e usá-los em suas fotos.

Vamos dizer que você é um serviço matrimonial ou seja ABC. Você pode usar o seu nome com hashtag, ou seja #ABC. Da mesma forma, você pode até mesmo fazer suas hashtags mais específicas do setor, como #matchmaking ou #serviçosmatrimoniais para alcançar um público maior.

Use legendas interessantes

As legendas dão sentido às suas fotos. No entanto, a legenda precisa ser atraente e significativa para chamar a atenção público para que eles possam começar a interagir com a sua marca.

O Oreo faz uso perfeito de legendas para informar ao público sobre as diferentes facetas de seus biscoitos. Ao usar legendas interessantes e envolventes nas suas fotos, faz com que mais pessoas tenham interesse em seus biscoitos.

Open up with Oreo and share a new view on the world together.

A video posted by OREO (@oreo) on

Meça o seu desempenho

Assim como Twitter e Facebook, o Instagram oferece ferramentas para que as empresas possam medir o desempenho de sua campanha. Isso permite analisar o comportamento de busca de seus contatos para saber quais fotos estão com engajamento mais elevado.

O Iconosquare é um aplicativo que lhe dá possibilidades para acompanhar os resultados de sua campanha de marketing no Instagram. Ele permite que você analise o crescimento de seguidores, verifique o número de likes, medir seu engajamento e estudar a sua otimização através das hashtags.

Responder o seu público

Os seus seguidores no Instagram são perfis que querem saber tudo sobre seus produtos, ofertas mais recentes e eventos futuros. Respondendo às suas dúvidas não só aumenta o engajamento, mas também aumenta a consciência sobre o seu negócio. Se você conseguir impressioná-los, você terá mais oportunidades em seu negócio.

A Hilary’s Eat Well é um bom exemplo de como você pode usar o Instagram para interagir com seu público. A representante da marca um bom relacionamento com seus clientes, proporcionando-lhes respostas oportunas de suas dúvidas.

Comente aqui

Thiago Acioli

Publicitário, Pós-graduado em Marketing Estratégico e criador do Publicitários Social Club.