Skip to main content
como ser mais criativo

Como ser mais criativo nas suas ações de Marketing Online

A criatividade está relacionada à geração de novas ideias ou conceitos que geralmente produzem soluções originais. Mas na hora de sua aplicação, o que funciona para uma empresa pode não resultar útil para outra. O conceito de criatividade é complexo. Ser criativo é muito mais que um adjetivo. Não é simplesmente um dom, mas sim um processo que devemos desenvolver e exercitar diariamente, mantendo nosso cabeça aberta e alimentando-nos de distintas fontes de inspiração. Por isso, no seguinte post reuní algumas dicas para manter o músculo criativo acordado e dessa forma melhorar as suas ações de Marketing Online.

Conselhos sobre Criatividade Empresarial

A criatividade está presente em praticamente todas as atividades de Marketing. Sem criatividade, uma empresa não poderia inovar e sem inovação a empresa não poderia melhorar nem evoluir, tornando-se obsoleta e sendo ultrapassada pela concorrência. Na internet há centenas de sites que oferecem todos os dias conselhos e ideias sobre criatividade focados ao Marketing.

E se realizar um Brainstorming?

O brainstorming é uma técnica grupal para gerar ideias que pode resultar muito efetiva como parte de um processo criativo. É bastante utilizada para buscar alternativas na resolução de problemas, tomadas de decisões, processos de inovação, etc.

Como funciona? Os membros do grupo fornecem, durante um tempo previamente estabelecido, o maior número de ideias possíveis sobre um tema ou problema determinado. É muito importante entender que neste processo não será permitido julgar nem criticar as opiniões ou ideias alheias.

Se você está pensando em fazer um Brainstorming mas não sabe como começar, leve em conta estas recomendações:

  • Quantidade de participantes: Para alcançar melhores resultados o número ideal de participantes está entre 6 e 10. Menos participantes podem afetar a diversidade de ideias e mais podem fazer com que seja um caos.

  • Tipo de perfis: Escolher pessoas com perfis e pensamentos diferentes, sem dúvida valorizará o processo criativo uma vez que contará com ideias e pontos de vista bem diferenciados.

  • Moderador: Deve-se escolher uma pessoa que dirija e coordene o proceso. É muito importante que essa pessoa tenha capacidade de criar um ambiente propício para que todas as pessoas possam expressar-se com liberdade. Além disso, estará encarregado de escrever ou gravar as ideias que forem geradas.

Conselhos para sua Próxima Campanha de E-mail Marketing

Por que é conveniente ser criativo em uma campanha de E-mail Marketing? Existe uma realidade inegável: os usuários recebem diariamente dezenas de e-mails em suas caixas de entrada. E é aí onde entra em jogo a criatividade para ter sucesso e ser diferente na multidão.

O primeiro desafio é escolher um assunto suficientemente atrativo e original para chamar a atenção do usuário e convercer-lo a que abra seu e-mail. Conseguiu? Então basta superar o segundo obstáculo: que o usuário leia o conteúdo do e-mail e click nos links ou calls to action que estiverem no e-mail. Como conseguir? Com conteúdo e design inovadores, interessantes e originais. Como mencionei, a criatividade no E-mail Marketing pode ser aplicada de diferentes formas. Por exemplo, você pode utilizar distintos templates, modificar o dia e horário de envio da campanha, segmentar em diferentes grupos a sua base de dados, etc.

Segundo um estudo do Yahoo! realizado na Espanha, 83% dos entrevistados declararam que preferem a publicidade quando é criativa. Dentro da mesma pesquisa, descobriu-se três características que os entrevistados mais esperavam encontrar em uma publicidade: que não fosse invasiva, que oferecesse informação relevante sobre a marca e que emocionasse. Em última análise, que fosse atraente. Interesante, não?

Você quer conhecer casos de sucesso de empresas que aplicaram a criatividade em suas campanhas de E-mail Marketing? Não deixe de falar comigo. Sempre digo que a chave do sucesso é testar diferentes versões e medir os resultados obtidos de cada uma. Recomendo alguma aplicação que possua Campanhas Teste A/B dentro da própria plataforma, como Doppler, Virtual Target e Mail Sender.

Você tem tentado aplicar a criatividade em suas campanhas de E-mail Marketing? Quero saber como tem sido. Até a próxima!

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *