Skip to main content
selfies

Como selfies contribuem para o sucesso das marcas

“Lets take a selfie!” e por que não? Selfies são a sensação do momento. Todo mundo faz, já fez ou irá fazer um dia.

Dizem que o selfie mais antigo foi tirado por Robert Cornelius em 1839. E que em 2002 um australiano bêbado usou a palavra “selfie” pela primeira vez em um fórum online. Ou seja, a moda não é nova e cedo ou tarde, todos nós nos renderemos.

Certo e o que tudo isso tem a ver com você ou sua empresa? Muito simples, alguns selfies são realmente interessantes e se tornam virais com mais facilidade do que outras publicações que você possa fazer.

Aproximação com o público

Sua empresa já está presente nas redes sociais (Facebook, Twitter, Google +, Instagram etc). Você tem o trabalho de postar fotos, responder a comentários e manter o público engajado. Você está fazendo certo, mas as coisas evoluem rapidamente. Novas tendencias surgem e você precisa estar atento.

Dê ainda mais personalidade para sua marca, enfatize o quanto ela é real e igual a qualquer pessoa neste mundo. Pessoas estão tirando selfies e postando na web todos os dias, sua marca deveria estar fazendo o mesmo.

Um dos temas mais comentados do final de semana, a final da Copa do Mundo, conseguiu engajar milhares de torcedores nas redes sociais. E a Alemanha foi campeã, dentro e fora do gramado.

A seleção alemã, conseguiu  se re-posicionar e mudar a imagem de frios para cordiais e respeitosos. A estratégia começou na construção da sede própria na Bahia e se manteve durante todo o torneio. Como parte da interação com o público estão os selfies dos jogadores, compartilhados não somente por torcedores alemães, mas por milhares de pessoas em todo o mundo (inclusive, claro, no Brasil). Os brasileiros passaram a admirar os alemães.

selfies alemanha

Essa realidade não está longe da sua empresa. Sabe aquele churrasco da empresa, um aniversário no escritório, um funcionário que ganhou uma promoção? Todas estas situações podem gerar retratos espontâneos, que merecem ser compartilhados com os fãs e seguidores da sua empresa.

Ao fazer isso você humaniza seu negócio. A marca deixa de ser somente um logo, para se tornar um ser com personalidade. Ela é um organismo vivo, composto por pessoas que a tornam real.

A aproximação com a realidade, a noção de que esta empresa é feita por pessoas, tais quais nós mesmos, gera identificação entre sua empresa e seu público. E como seus consumidores se identificam com sua marca, também tendem a ser mais fiéis e mais leais.

Somos reais

Além de mostrar  os bastidores da sua empresa, que tal mostrar seus produtos? Melhor ainda selfies de seus produtos? Isso mesmo, publique selfies de seus produtos, mas não com modelos, com pessoas reais usando os produtos da sua empresa. Pessoas querem se ver em suas campanhas, usar pessoas comuns fará com seus produtos sejam ainda mais desejados pelos clientes. É o que a linha de langeries, Aerie (da American Eagle) faz. Seu catálogo é ilustrados por garotas comuns ao invés de modelos.

selfies

Interaja

E que tal pedir para seus clientes compartilharem selfies com a sua empresa? Sim, através de um concurso de fotografias. Realize um concurso de fotos pedindo para as pessoas enviarem selfies interagindo com a sua marca. Foi o que a rede de academias Steve Nash fez ao rodar o concurso #gymface.

selfies

Não exagere

Selfies são apenas uma ponta da sua estratégia de marketing. Devem estar associadas a uma série de ações para obter o resultados desejados. Você não deve abandonar demais ações esteja realizando para começar a publicar dezenas de selfies. Isso vai arruinar a imagem da sua marca. Lembre-se daquele amigo que posta selfies a cada 30 minutos. Você raramente curte ou comenta as fotos. Ou pior, muitas vezes você nem mesmo se dá conta da foto. O habito de publicar selfies é tão exagerado nesta pessoa que você passa a ignorar as publicações. Por isso seja ponderado, publique somente aquilo que for adicionar relevância a sua marca, mas sem exageros.

selfies

Então, “lets take a selfie”? Compartilhe sua opinião e outras dicas, comentando abaixo.

Comente aqui