Skip to main content
marketing de conteúdo

Como potencializar sua estratégia de marketing de conteúdo

marketing de conteúdo

Uma das principais vantagens do Marketing de Conteúdo é que, além de fornecer ao seu target conteúdos de qualidade, é uma ferramenta muito valiosa para a geração de tráfego e vendas. No post a seguir darei alguns conselhos úteis para conquistar sua audiência. Não perca!

A chave do Marketing de Conteúdo é o valor agregado que ele fornece. Mas para que esse valor agregado seja realmente proveitoso para sua empresa, é importante oferecer sempre o melhor à nossa audiência. Se te parece complicado o desafio, as seguintes dicas podem ajudar você a resolver a encruzilhada.

Defina sua Estratégia de Conteúdos por Escrito

O primeiro passo de uma boa estratégia é definí-la. Evite imprecisões e ambiguidades. Para que você realmente tenha sucesso, é necessário estabelecer por escrito e detalhadamente os objetivos propostos com tal conteúdo e como o levará adiante. Fazer isso, te ajudará a:

  • Ganhar confiança em você e na equipe responsável.
  • Transmitir com clareza os objetivos esperados.
  • Definir o orçamento solicitado.
  • Controlar e medir os resultados obtidos.

Aproveite o Poder do seu Blog

Crie Campanhas Exclusivas

Se você conta com um blog onde compartilha informação valiosa com seus leitores e clientes, cada post representa uma oportunidade para gerar uma nova venda. Você não está esclarecido sobre como fazê-lo?

Se por exemplo você vende TVs LED e está escrevendo um post sobre as vantagens dos LED para os LCD, adicione um call to action convidando o leitor a conhecer os modelos e promoções que atualmente você oferece. Lembre-se de fazer isso sempre de maneira útil e sem esquecer que o eixo do post é fornecer conteúdo útil e relevante.

Crie uma landing page especialmente projetada para canalizar os cliques gerados a partir do seu blog e estimular as conversões. Além disso, procure incluir uma oferta exclusiva para aumentar a tomada de decisão.

Ofereça Conteúdo Personalizado

Muitos blogs se limitam a oferecer aos leitores cadastros automatizados para mantê-los informados de novos posts que publicam. Vá mais além e ofereça cadastros personalizados. Se seu blog aborda uma variedade de temas sobre um determinado produto, serviço ou atividade, convide-os a completar um formulário com seus interesses.

Com essa informação você poderá segmentar e enviar campanhas de E-mail Marketing adaptadas especialmente aos diferentes segmentos que conformam sua lista de cadastrados. Interesante, não é? Se você ainda não provou todo o potencial das campanhas de E-mail Marketing, faça-o já (recomendo Doppler).

Adicione sua Assinatura

Com o objetivo de premiar o conteúdo original e de qualidade, nos últimos tempos o Google tem desenvolvido sua ferramenta Authorship.

  • Como funciona? Com uma simples configuração inicial, basta adicionar ao pé de seu novo post um link ao seu perfil no Google Plus.
  • O que faz? Melhore seu posicionamento nos resultados de pesquisa para tal post e apresente de forma destacada informação sobre o autor de tal conteúdo. Isso significa melhores rankings no Google e mais visitas ao seu site!

Adicione Valor Visual aos seus Conteúdos

A utilização de conteúdo audiovisual deixa de ser um complemento para transformar-se em uma necessidade. O boom do Marketing Mobile é também consequência de uma mudança cultural que marca a maior preferência do público pelo conteúdo visual.

Se você não tem a oportunidade de produzir conteúdos audiovisuais próprios, aproveite o poder dos vídeos com informação complementária e de acordo aos seus objetivos. Isso repercutirá positivamente no posicionamento web e aumentará o potencial viral de seus conteúdos.

Aumente o Potencial de seus Conteúdos de Alto Valor

Nos últimos anos, as infografias se tornaram um poderoso meio para apresentar informação valiosa de uma forma visualmente atrativa. Também o desenvolvimento de investigações e textos mais complexos como eBooks e White Papers, tem sido de grande ajuda para fornecer ao seu target informação realmente valiosa.

E isso não é tudo, já que também representam um grande recurso para reforçar o posicionamento de nossa marca, e gerar tráfego e ingressos adicionais. Você não acredita? Te convido a conhecer os eBooks sobre o ABC do E-mail Marketing e sobre Inbound Marketing.

Para tirar o máximo proveito de seus conteúdos de alto valor, não se limite a incluir neles um link à homepage do seu site. Aproveite que você captou a atenção do seu público e inclua um link a uma oferta especial ou conteúdo adicional exclusivo. Para isso, lembre-se que a melhor forma fazer isso é projetando uma landing page especial para a ocasião. Há algumas ferramentas que permitem você a criar de forma simples e rápida (recomendo Lander).

Faça que seu Webinar seja um Super Sucesso

marketing de conteúdo

Muitas vezes, um bom trailer pode definir se iremos ou não ver um filme. Crie um trailer atraente para o seu próximo webinar aproveitando o poder de ferramentas online como Powtoon ou el iMovie (se você possui Mac). Certifique-se de incluir informação atraente e concisa:

  • Conteúdo que abordarão.
  • Data do webinar.
  • Informação para o cadastro.

Meça os Resultados Obtidos

marketing de conteúdo

É imprescindível que você conte com uma forma de medir os resultados de cada ação que realize. Para isso existem múltiplas métricas que te ajudarão a fazê-lo. As mais importantes são:

  • Visitas Únicas
  • Localização Geográfica
  • Tráfego Móvel
  • Taxa de Rebote e Tempo Médio
  • Comentários Gerados
  • Impacto Social

Mãos à obra!

Na hora de desenvolver conteúdos, seja qual for, é muito importante não perder de vista a importância da originalidade e da criatividade. Mais além das regras e tendências atuais, nunca deixe de tentar romper o molde e oferecer um pouco mais. Sem dúvida, a médio e longo prazo você comprovará os resultados. Busque conselhos em conteúdos úteis para estimular sua criatividade.

O que você achou dessas dicas? Você tem algo mais para adicionar? É o momento de compartilhar seus conhecimentos! E mais, indico o download grátis do simples e objetivo eBook “O ABC do E-mail Marketing”! Até a próxima!

Comente aqui