Skip to main content
20131016Garantizar

Como garantir a chegada de sua Campanha à Caixa de Entrada?

No mundo do E-mail Marketing, a reputação do servidor a partir do qual você envia sua campanha, é a chave para determinar que sua mensagem chegue de maneira efetiva à caixa de entrada. Descubra no post a seguir como consolidar essa ação e assim melhorar seu ROI exponencialmente.

O conceito de reputação não se relaciona somente com a gestão da presença de nossa marca nas redes sociais ou na internet em geral como também faz referência à solidez do servidor a partir do qual realizamos nossas campanhas de E-mail Marketing.

A reputação de envio do nosso servidor determinará muitas vezes para que o nosso e-mail chegue com sucesso ao destino ou se perda na caixa de spam. Mas o que é exatamente a reputação de envio no E-mail Marketing e quais fatores influenciam nela?

O que é a Reputação de Envio no E-mail Marketing?

Se trata de uma ferramenta de análise do prestígio dos servidores utilizados pelo serviço de E-mail Marketing que a pessoa contrata para enviar suas campanhas de e-mail. Eu recomendo Doppler. É verificada de forma automática pelos provedores de internet (ISPs) que baseados em diferentes variáveis, determinam se o e-mail está em condições de ser entregue ao inbox do destinatário ou se deve ser derivado à pasta de spam.

Reputação de envio no E-mail Marketing: 5 Fatores Chave

Para proteger e melhorar sua reputação de envio você deve entender quais fatores podem melhorá-la ou prejudicá-la. Anote aí!

Frequência de Envio

A periodicidade com que você envia sua campanha pode impactar na reputação de seu servidor e ativar os filtros anti-spam. Procure enviar suas comunicações de forma constante evitando envios espasmódicos ou que não sigam uma determinada frequência ao longo do tempo.

Quantidade de Destinatários

Quantos contatos possui sua lista de registrados? Ao enviar sua campanha a partir de sua própria caixa ou utilizando um serviço de E-mail Marketing pouco confiável você corre o risco de ser qualificado como spammer. É melhor contratar un serviço de E-mail Marketing de qualidade para ter a certeza de que seus e-mails cheguem à caixa de entrada de seus registrados.

Contas Armadilha

Frequentemente os ISPs incluem contas armadilha em campanhas de E-mail Marketing com o objetivo de detectar envios massivos de spam. Mas você sabe como isso influencia no desempenho de seus envios? A presença destes endereços em suas listas de cadastrados representa um indicador de que você não está administrando corretamente e gera suspeitas sobre a legitimidade de seus envios. Como parte da política da ferramenta Doppler, por exemplo, no momento de fazer upload de suas listas de cadastrados, a equipe se encarrega de verificar a origem dos mesmos para assim evitar as más práticas.

Queixas por Spam

É provável que com o tempo e à medida que você envie suas campanhas, alguns de seus contatos marquem seus e-mails como spam. Isso pode acontecer devido a uma razão verdadeira em alguns casos, mesmo que não seja sempre. Por exemplo, também existe quem ao invés de descadastrar-se termina por marcar como spam aqueles e-mails que não quer mais receber em sua caixa de entrada. Uma porcentagem elevada de queixas por spam pode impactar na reputação do servidor de envio.

Rejeições e Contas Inexistentes

Procure manter sua lista de registrados limpa e atualizada. Um grande volume de endereços inexistentes em sua caixa pode ser um indicador de que para você é indiferente para quem está enviando a sua campanha, uma atitude que está relacionada e atribuída aos spammers. Em Dopplervocê pode saber qual o estado de seus registrados e até especificar para qual quantidade de rejeitados você quer deixar de enviar suas campanhas graças ao administrador de rejeições.

Dicas para consolidar sua Reputação de Envio

  • Diálogo Aberto: Estabeleça uma frequência de envio estável e comunique-a tanto para dentro (às partes envolvidas no envio de sua campanha) quanto para fora (aos registrados de sua campanha). Um bom momento para informar isso é o e-mail de boas-vindas.

  • Transparência: Construa suas bases de dados com o critério do marketing de permissão (não compre bases de dados) e utilize formulários double opt-in no processo de cadastro à sua campanha. Mantenha suas listas sempre atualizadas e livres de endereços errados ou velhos.

  • Autentificação: Valide o endereço a partir do qual você envia suas campanhas autenticando-o com DomainKeys/DKIM.

A Reputação do Servidor não é tudo!

Existem outros critérios técnicos e também de conteúdos que influenciam para que sua campanha seja entregue com sucesso (ou não). Continue pesquisando!

Busque ferramentas de E-mail Marketing (recomendo Doppler) com formulários Simples e Duplo Opt-in, além de serem 100% personalizáveis. E mais, indico o download grátis do simples e objetivo eBook “O ABC do E-mail Marketing”! Espero que este post seja muito útil pra vocês a fim de que melhorem o rendimento de suas campanhas. Até a próxima!

Comente aqui