Skip to main content
estratégia

Como fazer uma estratégia de sucesso?

estrategiaVou começar esse post com a seguinte afirmativa: Não temos a receita do sucesso, na verdade ninguém tem. Tem estratégias elaboradas que não dão o resultado esperado; como tem algumas feitas de forma despretensiosa que traz um grande retorno. O nosso trabalho é tentar acertar, com planejamento e elaboração correta.

Elaborar uma boa estratégia não é um passo simples, algo que possa ser decidido em 5 minutos. Uma boa estratégia precisa de tempo, planejamento e amadurecimento da ideia.

Listamos abaixo alguns passos essenciais para uma boa estratégia empresarial:

1- Qual o objetivo da estratégia que você deseja alcançar?

Engana-se quem acha que uma estratégia só está voltada para vendas, uma estratégia pode ter diferentes focos, como por exemplo buscar alimentar os cadastros de clientes, ou buscar conhecer os produtos mais vendidos. Independente do foco que ela adota, saber corretamente o que é a estratégia e quais seus objetivos é essencial para sua boa execução e isso precisa ficar claro a todos os envolvidos.

Dica: Uma estratégia de sucesso deve ser realista, não adianta ter objetivos intangíveis; isso só serve para perder tempo e desmotivar a equipe.

2- Quais os meios para executar a estratégia?

Para criar uma estratégia eficaz, além de definir os objetivos, é necessário saber os meios que usará para executar essa estratégia. Conhecer os meios e identificar sua viabilidade é essencial. E não só os meios desejados, mas os viáveis financeiramente. Não adianta todo planejamento se não tem dinheiro para executar. Nesse caso é melhor repensar a estratégia e adequá-la a sua realidade.

3- A estratégia foi implantada, e agora?

Depois do planejamento e execução, agora chegou a fase de monitoramento. Vamos analisar se o planejamento e execução deram certo, se os objetivos determinados foram alcançados e verificar os resultados obtidos.

Deu tudo certo? Ótimo! Agora é monitorar para que os resultados não se percam. Não deu? Tudo bem, é hora de voltar ao ponto do planejamento e verificar o que está errado.

Comente aqui