Skip to main content
termos

Como escrever alguns termos na era da informação

infográficoAlgumas dúvidas são muito comuns quando nossa tarefa é empregar termos da cultura da informação em textos, artigos e materiais de mesmo gênero. Afinal, que formas são mais aceitas pelos dicionários? Como grafar uma palavra tantas vezes citada em nosso dia a dia tão profundamente digitalizado? Afinal, “online” se escreve assim, como consta em tantos textos que lemos internet afora? Reflita conosco, no modesto (mas bem-intencionado) manual 2.0 produzido pela Infobase Interativa!

 

Online ou On-line?

É muito comum encontrar a palavra online em sites e blogs.

O termo se trata de um estrangeirismo e a sua forma original de escrita em inglês. Apesar de estar presente no dicionário de língua inglesa, a palavra onliene não é reconhecida no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras.

Offline ou Off-line?

De acordo com os dicionários Michaelis e Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da ABL, o mais aceito é usar off-line.

E-mail ou email?

Segundo o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), da Academia Brasileira de Letras, o mais aceito é usar e-mail.

Pendrive ou Pen drive?

Os termos pendrive e pen drive não foram encontrados nos glossários de língua portuguesa. Os dicionários de Cambridge e Oxford trazem-no separado.

Tuíte ou Tweet?

Você pode usar sem medo a palavra tuíte na internet. De acordo com o dicionário Aurélio, o verbo to tweet ganhou uma versão brasileira: tuitar. Vale destacar que o mesmo ocorre para retuíte e suas variações.

Comente aqui

Thiago Acioli

Publicitário, Pós-graduado em Marketing Estratégico e criador do Publicitários Social Club.