Skip to main content
mídias sociais

Como devo utilizar as mídias sociais para a minha empresa?

Começo esse post afirmando algo que você, como empresário, empreendedor e até mesmo você que trabalha em agências de comunicação precisam saber: Você não precisa utilizar todas as mídias sociais! Tudo bem, pode até usar, mas apenas se isso for adequado ao seu público e fizer sentido dentro da sua estratégia. As mídias sociais devem ser alimentadas constantemente, portanto, de nada adianta a sua empresa ter dezenas de contas em mídias sociais e não dar a devida atenção a cada uma delas. Lembre-se que as mídias sociais são feitas para relacionamentos e se não há relacionamento não faz sentido a sua empresa estar lá.

 

Você deve ter profissionais qualificados ou se qualificar para atuar nas mídias sociais, pois mídias sociais não são apenas parque de diversões, mas são excelentes ferramentas para gerar relacionamentos e negócios. Tempo é ago importante, pois se você ou sua equipe não dedicar o tempo necessário para monitorar, planejar, criar e interagir, as coisas, não iram bem, pode apostar.

Você possui alguma estratégia na utilização das mídias sociais?

O tempo que a empresa dispõe para atuar nas mídias sociais pode definir que você tenha que fazer uma escolha e abrir mão de uma determinada mídia social que até é importante para a sua estratégia, mas que você sabe que não dará conta. E caso você tenha iniciado o trabalho em uma mídia social, mas por algum motivo não está dando conta de atualizar e se relacionar com as pessoas que ali estão, é melhor desativar esta mídia social do que deixá-la de lado, pois se o seu cliente entra nessa mídia social e a vê desatualizada e, com certeza, a impressão dele não será das melhores e você estará passando uma péssima impressão e até mesmo perdendo um cliente que irá buscar uma empresa que lhe transmita mais credibilidade a ele.

Começando a definição de sua estratégia

Cada mídia social terá uma importância dentro da sua estratégia. Você deve escolher muito bem quais mídias irá trabalhar e quais conteúdos irá propagar em cada uma delas. Sugiro que no momento de definir quais mídias sociais você irá, de fato atuar, leve em consideração esses 3 pontos:

  1. Seu público está lá?
  2. Que tipo de conteúdo ele consome nessa mídia social?
  3. O que eu ofereço está adequado aos formatos dessa mídia social?

Com o conhecimento de cada mídia social e a resposta dessas 3 respostas em mão, você conseguirá alcançar excelentes resultados em todos os seus esforços dentro das mídias sociais.

Qual é a palavra de ordem?

É muito importante termos plenos conhecimento de como funciona e de como cada pessoa utiliza cada uma das mídias sociais e o que ela está esperando encontrar por lá. Por exemplo, no Instagram, as pessoas querem ver imagens, não adianta eu colocar textos gigantes que eles não irão ler, já em um blog, valorize um bom texto e assim por diante. A palavra de ordem é PLANEJAMENTO.


Ney Lins – Profissional de Marketing e Eventos e Empreendedor desde os 14 anos de idade, Atualmente e sócio de empresas presentes em 3 estados do Brasil, ocupando cargos de diretoria de Marketing na PSIU Comunicação e Eventos (PE), Planejamento na hip Marketing e Comunicação Digital (PI) e Comercial na Rocket Intercâmbio Profissional (SP).

Comente aqui