Skip to main content
roi quadro negro

Como calcular o ROI

O conceito de ROI e sua aplicação nas Mídias Sociais, ainda é um item que causa muitas dúvidas nas pessoas, primeiramente devemos entender o que é o ROI?

ROI é uma fórmula matemática utilizada para medir o retorno efetivo do investimento com o valor que foi investido.

Fórmula do ROI

ROI = Retorno do investimento/Valor Investido

Para se traçar uma estratégia eficaz em Mídias Sociais saber como utilizar o ROI de forma eficaz é o primeiro passo para se traçar uma estratégia de sucesso. Entretanto, devemos destacar o que é o Retorno do Investimento, pois esse retorno do investimento em Mídias Sociais pode significar muitas coisas.

Cada tipo de Mídia tem o seu tipo de retorno e esses tipos de retornos são:

  • Facebook: O Facebook pode dar como retorno o número de curtidas de uma página ou o número de alcance de uma publicação;
  • Twitter: Número de seguidores, número de retweets;
  • Sites de compras: número do aumento de compras;
  • Blog: número de visitantes, tempo médio gasto na página;
  • Sites de empresas: número de visitantes, preenchimento de formulários;
  • Instagram: número de curtidas nas publicações, números de seguidores.

Para se traçar uma estratégia eficaz em Mídias Sociais utilizando o ROI o primeiro passo a ser feito é saber muito bem o que se quer, traçar um objetivo claro e específico, esses objetivos podem ser: aumento de número de acessos, aumento de número de curtidas da página etc. Depois disso, fazer um acompanhamento desse objetivo, seja ele de forma semanal ou diário é fundamental para garantir o alcance do objetivo traçado.

 

Após percorrer essas duas etapas, agora é a hora de transformar os números obtidos em valores monetários, essa transformação pode ser feita de quatro maneiras:

  1. Valor de vida do cliente: você utiliza o valor que esse cliente vale para você e multiplica pelo valor de retorno que você obteve com ele, assim você saberá se está obtendo um retorno adequado ou não;
  2. Valor médio das vendas: qual o valor médio das vendas que esse cliente está tendo em seu site, multiplique isso pelo número de vendas e veja se o retorno está satisfatório ou não;
  3. Atribua um valor de tempo a cada mídia social a ser trabalhada;
  4. Custo do cliente: Quanto esse cliente custa para você, compare os dois valores quanto ele está gerando de receitas e custos e compare os dois números.

O custo do cliente entre essas três formas é o mais real, pois com os custos e as receitas ao alcance dos olhos, você pode comparar os dois e ver se a estratégia traçada está saindo de forma eficiente ou não, pois como sabemos todo plano pode ser modificado no decorrer do caminho. Outra forma de se fazer a comparação custo x receitas é verificar se o serviço de divulgação nas Mídias Sociais fosse feito de maneira externa quanto esse custo seria, e quanto ficaria a comparação desses custos x receita.

Para calcularmos esse custo e retorno, temos que ter em mente que a entrada de empresas em algumas mídias sociais, tais como: Facebook, Twitter, Instagram entre outras são gratuitas, porém alcançar um grande número de curtidas e seguidores não é de forma gratuita que se alcança tal feito. Contratação de anúncios é fundamental para garantir a propagação de sua marca e empresa nas redes sociais.

Além da contratação de anúncios, há outros elementos que determinam o custo e o sucesso de uma estratégia devidamente bem planejada nas Mídias Sociais e esses elementos são:

  • O tempo gasto: veja o tempo que você gastou na execução do trabalho e multiplique salário hora de uma pessoa que trabalha com essa função, através disso você verá se está gastando muito tempo ou muito dinheiro na execução do trabalho;
  • As ferramentas utilizadas para a execução do trabalho: colocar o quanto é gasto em ferramentas para a execução do trabalho é fundamental para se ter o custo real da estratégia;
  • Os gastos com anúncios nas mídias sociais também devem ser colocados para obter um custo real da estratégia.

Todos esses custos mencionados anteriormente representam o valor mínimo de investimento que você precisa ter para traçar uma estratégia eficaz nas Mídias Sociais. Para se ter sucesso nas Mídias Sociais, você terá que gerar pelo menos um Retorno do Investimento que ultrapasse esse valor de Custo (Investimento Mínimo) para obter um ROI satisfatório. Trace um valor mínimo de retorno desejado, pois caso não alcance tal montante será fundamental a modificação do plano traçado.

Através do ROI podemos de certa forma “brincar” com os números e traçar uma estratégia que traga mais retorno para nós, com essa ferramenta nós podemos traçar várias estratégias diferentes “brincando” com as variáveis disponíveis (valor de hora, custo de ferramenta etc.) e aplicá-las uma em cada momento, testando as várias possibilidades disponíveis e no decorrer do tempo escolher aquela que trás mais benefícios para nós.

O ROI é uma ferramenta de gestão, já que demonstra objetivamente através de números se uma estratégia é eficaz ou não. Ela veio para nos auxiliar no planejamento de uma estratégia de sucesso nas mídias sociais, pois como sabemos as mídias sociais estão presente no dia a dia de todos nós e destacar-se nelas é o que toda empresa quer para atingir destaque no mercado e sucesso nas vendas. Portanto, o ROI não é um inimigo, mas um grande aliado na busca para o sucesso nas Mídias Sociais.

Comente aqui