Skip to main content
youtube

Como aumentar o engajamento no YouTube

O que as marcas procuram na internet? A resposta é o viral. Todas as empresas querem se tornar o centro das atenções dos consumidores. Para isso desejam converter tudo que os mesmos assistem e leem, e o YouTube é um dos melhores meios para alcançar o desejo do consumidor. Nada funciona melhor do que um vídeo no YouTube para converter um “propect client” para sua marca.

Mas conseguir sucesso no YouTube não é fácil. Para um usuário visualizar um vídeo específico já é complicado. Agora imagine fazer um usuário, além de assistir seu vídeo, comentar nele. Como conquistá-lo e envolvê-lo com o conteúdo? E o melhor de tudo, como aumentar o engajamento gerado no YouTube? O segredo é cuidar do conteúdo e também do contexto do vídeo.

Os números ajudam ver quais ações devem ser executadas. Por exemplo, os vídeos tem miniaturas no final com outros vídeos relacionados. Uma boa produção da miniatura pode alcançar um aumento de 154% a mais de cliques de pessoas que assinam seu canal e 64% entre os seus assinantes. Os vídeos também podem obter melhor desempenho em outras plataformas. Por exemplo, em e-mails que incluem um vídeo do YouTube podem ter um aumento de 96% na chamada da ação e uma conversão de 51%.

Portanto, não se surpreenda que os anunciantes e suas agências estão convencidos de que o YouTube é a galinha dos ovos de outro no marketing de conteúdo e na estratégia de comunicação.

As características dos vídeos com maior engajamento

Segundo o Quicksprout, para aumentar o engajamento entre os usuários com os vídeos da marca no YouTube são simples. A primeira é uma questão técnica de conteúdo: pensar como um usuário na hora da busca e simplificar isso no título, descrição e nas palavras-chaves.

Da mesma forma, a imagem associada ao vídeo deve ter cuidado: não adianta seguir todos os passos se a primeira imagem que o usuário verá no vídeo é turva ou pouco atraente. Escolher uma imagem que impressione pode ter uma relação muito mais elevada do que o próprio consumo do conteúdo. Algo simples e bonito que praticamente garanta o sucesso e que ao mesmo tempo gere uma surpresa ao usuário fazendo que o mesmo sinta-se curioso antes de consumir o conteúdo do vídeo.

O vídeo também deve seguir algumas regras de estilo. O canal  de uma marca ou produto devem ser definidos: os vídeos devem ter características de estilo comum a todos os vídeos do canal. Nem deve ser publicado a qualquer momento. Escolha o dia e o tema para o conteúdo do vídeo ir ao ar. Os responsáveis pelo canal devem seguir um cronograma aliado a uma agenda.

Não é só o próprio conteúdo do vídeo que é a chave do sucesso. Recomendo adicionar mensagens de texto contextuais no vídeo, tais como botões que incentivam a inscrição no canal ou mensagens com mais informações. Também é importante conversar com os usuários nos comentários, porque, afinal, nada gera mais engajamento do que uma conversa.

Comente aqui

Thiago Acioli

Publicitário, Pós-graduado em Marketing Estratégico e criador do Publicitários Social Club.