Skip to main content
youtube

Como atrair atenção utilizando YouTube Ads?

Vivemos num tempo louco, não é mesmo? Tempo louco e, ultimamente, escasso também. Em dias de esquizofrenia digital quando um vestido azul e preto (ou branco e dourado?) rouba os holofotes e chama a atenção da mídia mundial, duas coisas podem ser afirmadas com segurança:

  1. A mensagem mais estapafúrdia pode viralizar na internet, se cair nas mãos das pessoas certas e na hora certa.
  2. Em contraponto, quem acompanha o mercado de mídia digital tem a nítida impressão de que não há mais o que se inventar para atrair a atenção na web – especialmente quando ninguém parece ter tempo disponível para mais nada.

Os videos ads do Youtube parecem ser uma representação muito clara disso. A estatística mais ampla de visualizações das chamadas “pre-roll ads” aponta que somente 30% das pessoas assistem aos anúncios completos. Refiro-me às ˜estatísticas mais amplas” porque esta taxa se altera de acordo com variantes como o tipo de anunciante ou o tipo de target. Mas o fato é: atenção é algo que anda cada vez mais difícil de se obter.

Cientes deste cenário, os responsáveis pela campanha mais recente da seguradora de automóveis norte-americana GEICO se superaram com uma propaganda que, em sua simplicidade (que beira a idiotice, devo dizer), consegue ser simplesmente brilhante:

Em 10 segundos, o vídeo ambienta espectador em um jantar de família, lança seu conceito de campanha, exibe seu logo e ainda avisa: “você não pode pular este comercial… porque ele já acabou!”.

E o que se passa a partir daí é uma cena cômica e inusitada que ganha qualquer um. Mas uma das duas grandes sacadas do vídeo está nele se provar suficiente com os 10 segundos iniciais. Quem nunca assistiu a nenhum filme desta campanha certamente se surpreende com a frase “você não pode pular este comercial porque ele já acabou” e, mais do que isso, a pessoa se sente desafiada. Afinal de contas, ter o poder do “skip” ao assistir um video ad é quase uma dádiva, um dom do qual nos orgulhamos e que fazemos questão de exercer sempre que posto à prova.

E antes de que sequer tentemos entender o porquê de não conseguirmos pular o vídeo, ele já continua e apresenta sua segunda grande sacada. Ao exibir um adorável cachorro estabanado e uma família interpretada por atores visivelmente incomodados, ele ganha a simpatia do espectador ao mesmo tempo em que exibe, por mais um minuto e em tamanho gigante, o logo da seguradora na tela. É provavelmente o maior tempo durante o qual eu permaneci olhando para um logotipo numa tela sem que houvesse necessidade de olhar. O ganho da empresa em awareness com essa fixação da marca no repertório dos internautas é tremendo, principalmente quando o cenário atual é o descrito no início deste texto. Ninguém, em outras circunstâncias, passaria tanto tempo olhando para um logotipo.

A campanha Unskippable (“impulável”), que “usa e abusa” da plataforma onde é veiculada, já ganhou outros vídeos que você confere abaixo. Entretanto, nenhum deles consegue ser brilhante e simpático como o primeiro.

 

 

 

Comente aqui

Ricardo Fernandes

Profissional freelancer de conteúdo e RP. Formado em publicidade, pós graduado em marketing e comunicação integrada. Publicitário, marketeiro e escorpiano. São Paulo/SP