Skip to main content
checklist

Checklist para Social Media: facilitando a sua rotina

“Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito”, já dizia o filósofo grego Pitágoras. É bem verdade que para otimizar o tempo de trabalho, em qualquer área profissional, é necessário planejar as atividades que devem ser executadas no decorrer da semana, do mês e do ano.

 

E para a Comunicação não é diferente, principalmente para aqueles que estão iniciando a carreira no marketing social. Para facilitar o papel dos analistas, a coluna SocialTimes, do site Adweek, disponibilizou um checklist bacaninha utilizado por Darryl Villacorta, gerente de mídias sociais do Sprout Social. Não é para ser tido como uma receita de bolo para o sucesso, mas com certeza irá dar uma boa orientação para quem está começando. Vale a pena conferir!

Diariamente

As redes sociais tornaram-se uma forma mais popular de suporte ao cliente. Dessa forma, é fundamental que a marca envolva-se com os seus consumidores. Além disso, é preciso monitorar – através de uma ferramenta – conversas realizadas fora da sua página ou perfil da rede social, para ter conhecimento do que é falado da empresa na Internet.

Outro ponto importante é criar conversas com advogados da marca, pessoas que defendem e mencionam positivamente a empresa, reforçando o relacionamento com esse tipo de fã. Vale destacar também que ao realizar pesquisas por palavras-chave, é possível encontrar potenciais clientes. Assim, é necessário ficar de olho nesses potenciais consumidores, assim como permanecer atento à indústria de redes sociais, estando alerta às novas redes e por dentro das técnicas. E não se esqueça de agendar os posts, para que a rede fique sempre atualizada.

O texto sugere publicar: de 3 a 6 vezes no Twitter; 1 ou 2 vezes no Facebook e no Google Plus; 1 a 3 vezes no Instagram; e 1 vez apenas no LinkedIn. Todavia, é preciso também estudar os produtos e serviços da marca, bem como monitorar a concorrência. Outra dica, não menos importante, é manter um blog atualizado para ajudá-lo a crescer como criador de conteúdo.

Semanalmente

Envolver-se com influenciadores da área e parceiros de marketing, além de discutir com a sua equipe algumas estratégias, analisando as redes que melhor podem impulsionar os resultados e por em prática as análises realizadas. Outra sugestão é incentivar o compartilhamento do conteúdo da marca entre os seus colegas de trabalho.

Mensalmente

Avaliar a estratégia utilizada nas redes sociais; participar de eventos locais a fim de criar relação com outros colegas da área e trocar experiências; colaborar com outros departamentos, isto é, ajudar outros setores da empresa a atingirem metas a partir de dados fornecidos pelas mídias sociais. Em contrapartida, é necessário também desconectar-se por um momento do mundo virtual para envolver-se no mundo real.

Trimestralmente

Chegou a hora de avaliar os indicadores, de conferir se o desempenho obtido foi o almejado. Caso tenha o obtido sucesso, é o momento de estipular novas metas. Caso contrário, é preciso reavaliar e redefinir os objetivos para chegar o mais próximo do desejado. Por fim, verificar, baseado em suas necessidades, se é preciso reforçar o time.

checklist social media

Comente aqui