Skip to main content
celular

Celular: aliado ou vilão no ambiente de trabalho?

Numa era em que o celular é o amigo inseparável de muitas pessoas, as empresas estão de olho nessa relação funcionário e celular, muitas até proíbem o uso dos aparelhos em suas imediações. Entretanto, como resolver esse dilema? Será que proibir o uso do celular no ambiente de trabalho é a melhor opção?

Nunca a proibição será a melhor opção em nenhuma situação, pois proibir o individuo de fazer alguma coisa ou utilizar determinado equipamento. Essa atitude só o incentivará a fazer o que é proibido. Conversar com os funcionários e combinar alternativas para que os mesmos continuem a utilizar os seus aparelhos, porém sem prejudicar o rendimento no trabalho é a melhor opção.

Muitas empresas possuem salas de descanso, onde é permitido descansar e distrair a mente não só com o celular, mas assistindo um filme, jogando vídeo game, utilizar esse tempo de descanso para colocar a conversa “virtual” em dia é uma boa opção.

 

Outra situação que pode acontecer é o funcionário ter um problema de família (doença etc.), todos nós estamos sujeitos a esse tipo de situação e por causa dela, muitas vezes ficamos a espera de uma ligação ou muito tempo ao celular, nesse caso é importante que o seu superior tenha ciência do problema que está ocorrendo para que esse tempo gasto ao celular não lhe prejudique no trabalho.

Utilizar o celular com sabedoria é uma arte, pois poucas pessoas sabem utilizá-lo de maneira adequada, muitos passam um período de tempo elevado com esse aparelho em mãos, porém não estão vendo nada de relevante em suas telas, apenas futilidades. E futilidades não são permitidas em um ambiente corporativo.

Há áreas que até possuem certa flexibilidade ao uso do aparelho, por exemplo: as áreas criativas, já que muitas utilizam do celular como ferramenta de trabalho. Entretanto, nas áreas mais tradicionais, tais como: a área financeira, o uso excessivo do aparelho pode aparentar certo descompromisso com o trabalho.

Por isso, refletir sobre o uso do celular no ambiente de trabalho é um dever de todos nós. E para encerrar uma pergunta: Você utiliza o celular de forma adequada em um ambiente corporativo? #ParaRefletir

Comente aqui