Skip to main content
burger kink paz mundial

Burger King lança hambúrguer pela paz mundial

A treta foi plantada na rede fast food. Um fato inusitado gerou grande repercussão na mídia e nas redes sociais: o lançamento de um exclusivo produto, resultado da união de concorrentes para promoção do Dia Internacional da Paz.

 

Dia 21 de setembro de 2015, em Atlanta – nos Estados Unidos -, a Burger King apresentou ao público o exclusivo Peace Day Burger, junção de ingredientes do famoso hambúrguer da própria marca, da Giraffas, da Krystal, da Denny´s e da Wayback Burgers. Foram 1.5 mil hambúrgueres distribuídos em prol da conscientização da data.

burger king sanduiche

A ação coincide com a sessão de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas. Naquele dia, a ONU incentiva cessar-fogo em todas as zonas de combate e promove programas educacionais sobre questões relacionadas à paz mundial.

Como tudo começou

Numa estratégia criativa para provocar o concorrente, o Burger King, no último dia 26 de agosto, publicou um vídeo e uma carta aberta na sua fanpage, convidando o McDonald´s para juntos lançarem um hambúrguer exclusivo, que simbolizaria uma trégua na tradicional rivalidade entre as marcas. O resultado seria o McWhopper, uma combinação de seis ingredientes do Big Mac e seis do Whopper, que seria vendido em Atlanta e teria a renda revertida para o One Peace Day.

burger king proposta

A iniciativa foi bem elaborada e detalhada no site da ação, que apresentava até o uniforme e as embalagens da atividade conjunta.

No entanto, a gigante da cadeia de hambúrgueres não quis hastear a bandeira branca e soltou um sanduíche de climão. O CEO do McDonald´s recusou a proposta, através de um comunicado no Facebook, e ironizou a campanha.

mcdonalds resposta

Houve quem defendesse a postura da empresa, mas a resposta não foi bem vista e recebeu diversos feedbacks negativos dos usuários nas redes sociais.

mcdonalds facebook

Oportunismo? Quem sabe…

A pauta gerou tanto burburinho na internet que chamou a atenção de outras marcas. A brasileira Giraffas entrou na onda e não fez feio. Ganhou visibilidade com um post de oportunidade aceitando a proposta e sugerindo, ainda, nomes para o novo produto.

giraffas

E, assim como todo brasileiro que curte uma zoeira, a iniciativa foi aprovada pelos usuários, conquistando cerca de 70 mil likes, além de mais de 8 mil compartilhamentos e comentários.

giraffas comments

Depois de ter tomado um fora do seu oponente, o Burger King não desanimou, avaliou as ofertas enviadas por pequenos e grandes empresas do ramo e publicou, à época, uma carta aberta a quatro deles – Giraffas, Krystal, Denny´s e Wayback Burgers -, convidando-os a colaborarem com o Dia da Paz. Acordo fechado, estava no forno, prontinho para ser lançado o Peace Day Burger.

bk chegando

Ou seja…

O Burger King se arriscou, polemizou, viralizou e emplacou um case super bacana. Apesar de ter sido considerada por alguns uma campanha oportunista, o Peace Day Burger alcançou o seu objetivo – não com a McDonald´s -, conquistou aliados e chamou a atenção para uma ação social, a conscientização para o Dia Internacional da Paz.

Comente aqui

2 comentários em “Burger King lança hambúrguer pela paz mundial

Comentários fechados.