Skip to main content
campus party

Brasília recebe Campus Party

Em 2017 acontecerá a primeira Campus Party Brasília. A Capital será a quarta no Brasil a receber um dos maiores encontros de tecnologia e inovação do mundo, que já acontece no País desde 2008. Para o sucesso da Campus em 2017, será realizada uma prévia do evento, a Campus Day Brasília, dia 05 de novembro de 2016. Uma proposta diferente das edições que ocorrem em outras cidades, com oito horas de conteúdos, das 14h às 22h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A entrada será gratuita.

“Será uma versão pocket, porém com um intenso dia de programação que não deixará de lado as experiências adquiridas no formato tradicional. Nossa ideia é fazer um aquecimento para uma edição mais completa, já marcada para julho de 2017”, explica Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.

Na agenda, como uma das principais atrações, Joseph Olin, criador de um dos games de maior sucesso no mundo, o Tomb Raider. O evento também contará com a participação de outros grandes nomes dos universos científico, educacional e tecnológico; e apresentará experiências com robótica, drones, realidade virtual, freeplay, reunião de comunidades, Campus Experience e Hackathon do Banco de Brasília.

“A presença de um evento como a Campus Party contribui para criar um ambiente de empreendedorismo e inovação fundamentais para moldar um novo modelo de desenvolvimento na capital federal. Estamos implementando o Parque Tecnológico e desenvolvendo várias linhas de apoio a startups – empresas de base tecnológica – e a Campus Party contribui para lançar os olhares sobre Brasília e sobre essa vertente do desenvolvimento tecnológico em nossa cidade”, afirma Rodrigo Rollemberg, Governador de Brasília.
“Brasília é uma cidade que tem vocação para inovação e tecnologia e que já figura entre as cinco capitais mais empreendedoras do país. Acho que a Campus Party nos deixará um grande legado, da mesma forma que o fez para outras cidades e países por onde passou. Assim como ideias e projetos muito importantes nasceram em outras edições da Campus Party, – tais como robótica livre nas escolas públicas e a criação de células empreendedoras, – certamente na de Brasília muitas discussões importantíssimas reunirão atores desse ecossistema de inovação e tecnologia com uma visão convergente”, diz Thiago Jarjour, Secretário Adjunto do Trabalho e Empreendedorismo de Brasília.

Para conseguir uma entrada e participar da Campus não será necessário pagar nada. Basta apenas fazer o cadastro no www.campuse.ro, plataforma oficial para cadastramento do público.

Seguem abaixo perfis de alguns dos palestrantes já confirmados:

Joseph Olin

Um dos nomes mais importantes da história dos videogames, tornou-se um midas do entretenimento. Possui mais de 160 games no currículo. Foi um dos responsáveis pelo lançamento do primeiro jogo da franquia Tomb Raider, em 1996, bem como pela introdução da personagem Lara Croft – uma das mais famosas heroínas dos games – no mercado. É ex-presidente da AIAS (Academy of Interactive Arts and Science – Academia de Artes e Ciências Interativas), organização que promove os videogames e o desenvolvimento tecnológico nos EUA e ex-vice-presidente da Eidos. Fora da indústria dos jogos eletrônicos, ele foi criador de jingles para a Coca­ Cola nos anos 80 e criou a primeira campanha de marketing para a Barbie. Sua palestra ocorre das 20h às 20h45.

Paco Ragageles

Apaixonado por astronomia e ciências em geral, é presidente da Futura Networks e cofundador da Campus Party. Começou a carreira como DJ e depois de passagem por emissoras de rádio na Espanha decidiu tocar adiante um projeto visionário, que culminou com o nascimento da Campus Party, em Málaga, em 1997. Atualmente se dedica intensamente a expansão internacional do que se transformou no maior evento de inovação, tecnologia e internet do mundo. A atividade proposta por Paco será a primeira, abrindo a Campus Day, das 14h às 14h45.

Dado Schneider

Mestre e Doutor em Comunicação pela PUC/RS. Criador da palestra muda, uma das mais aclamadas nas últimas Campus Party. Sua palestra, que ocorre das 18h às 18h45, além de promover uma experiência sensorial diferente, trata de trabalho, carreira e muitas dicas para quem quer se dar bem no futuro. Dado costuma se autodenominar campuseiro, pois em todas as edições da Campus ele fica no camping para interagir melhor com os demais campuseiros.

Edson Borelli

É CEO&Founder da Blackdoor Security e Coordenador Geral de Segurança da Informação e Infraestrutura da Campus Party. Especialista em segurança, infraestrutura de alta disponibilidade e hacking lead, ministra palestras sobre temas de infra, segurança e Ethical Hacker, Cyberativismo, Engenharia Social, CyberTerrorist, Cyber War e CyberPedofilia por toda a América Latina. Criou a Blackdoor para fornecer soluções de Inteligência Cibernética, Hardenning, Mitigação, Firewall, Stress Testing, Análise de Vulnerabilidade, Engenharia Social, servidores, rede, infra, virtualização e datacenter. Sua palestra ocorre das 16h às 16h45.

Outras atrações

Além das palestras com especialistas brasileiros e internacionais, a Campus Day contará com outras atrações especiais, como:

Robótica

A Campus Day terá atividades com foco em robótica e educação digital. A proposta é ter algumas ações que ajudem a desmistificar a tecnologia por meio de atividades lúdicas.

Free Play e realidade virtual

Assim como em todas as suas outras edições, a Campus contará com uma área Free Play destinada aos games de realidade virtual que estimulem a interação.

Palco Experience

Localizado na área Open (externa), contará com uma série de atividades com comunidades de Brasília.

Drones

O espaço contará com uma pista onde serão disputadas corridas de drones. Quem passar por lá também terá a oportunidade de participar de workshops que ensinarão como montar e manusear um drone.

Ford

Uma das patrocinadoras da Campus Day Brasília, a Ford apresentará uma palestra das 15h às 15h45 com o título “Como a evolução tecnológica traz novas tendências de mobilidade”. Luciano Driemeier, Gerente de Estratégia do Produto da Ford América do Sul, irá traçar um panorama de como a evolução tecnológica está trazendo novas tendências de mobilidade e oportunidades de expandir negócios nesta área. Luciano é mestre em Engenharia Mecânica pela Unicamp e trabalha na Ford desde 2006. Alguns dos trabalhos que marcam a sua carreira profissional são a introdução do Focus no mercado brasileiro e do Ka no indiano, assim como o desenvolvimento da nova geração de Mustang no Estados Unidos.

As inovações tecnológicas têm muito a contribuir para os desafios contemporâneos de mobilidade. Despertam novas demandas em relação à forma como as pessoas se movem e possibilitam soluções inteligentes para os problemas de infraestrutura. A Ford analisa e monitora essas novas atitudes no mercado mundial e investe em tecnologias para sua transformação em uma empresa automotiva e de mobilidade, avançando nas áreas de conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do usuário e análise de dados.

Campus Fórum

A atividade, que acontece das 17h às 17h45, contará com as participações dos seguintes convidados:

Francesco Farruggia – presidente do Instituto Campus Party

Genésio Gomes – professor apaixonado por música, empreendedorismo, educação e aventuras. Idealizador do Células Empreendedoras, projeto prêmio Educação Transformadora da Rede Global do Empreendedorismo; Doutor em Computação (pelo CIN/UFPE) e professor de empreendedorismo da Universidade de Pernambuco (UPE). Nas horas vagas, percussionista do maracatu Cabra Alada

Clayton Dick – engenheiro pela POLI-USP e MBA em Marketing pela FIA, com 18 anos de experiência no mercado de comunicação e educação. Atuou em diversas áreas do Grupo Abril, passando por planejamento, distribuição, atendimento ao cliente, além da direção geral da Abril Coleções – unidade responsável pela produção e comercialização de cursos de idiomas, preparatórios para vestibulares e cursos de inclusão digital. Há três anos dedica-se ao Redação Nota 1000, plataforma focada no desenvolvimento da escrita de alunos a partir do 5º ano do Ensino Fundamental, com destaque na preparação do Ensino Médio para o ENEM e vestibulares.

Serviço Campus Day Brasília:
Data: 05 de novembro
Horário: das 14h às 22h
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Mais informações:
http://brasilia.campus-party.org/
http://campuse.ro/events/Campus-Day-Brasilia

Sobre a Campus Party

A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo. Realizada desde 1997, reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e entretenimento digital. Desde a sua primeira edição, na Espanha, encontrou um público tão entusiasmado que cresceu e se internacionalizou passando a ter, a partir de 2008, edições no Brasil, Inglaterra, Alemanha, Colômbia, México Equador e El Salvador, e neste ano, também na Argentina, Índia e Singapura. Em 2016, a Campus Party Brasil realizou sua nona edição em São Paulo com mais de 82 mil visitantes, 8 mil campuseiros vindos de 24 Estados brasileiros. Ao longo de uma semana, os participantes ficaram instalados em mais de 6,5 mil barracas e contaram com uma internet de 40 gigabytes para aproveitar mais de 700 horas de atividades e conteúdos. Neste ano também foi realizada a Campus Party Recife, que chegou a sua quinta edição no último mês de julho reunindo mais 2,5 mil campuseiros. Além de Brasília, Minas Gerais também receberá o evento pela primeira vez.

Comente aqui