Skip to main content
bombril ivete sangalo

Bombril: a diva das marcas

O assunto é polêmico. Teve gente que reclamou, mas o mimimi foi liberado e o choro é livre! O comercial “Toda Brasileira é uma Diva” – estrelada pela cantora Ivete Sangalo e pelas humoristas Mônica Iozzi e Dani Calabresa – foi absolvido no julgamento realizado pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Isso porque em agosto desse ano, um grupo de homens decidiu denunciar a campanha ao órgão regulamentador. A peça havia sido acusada de discriminação de gênero, uma vez que fazia comparação entre a relação da mulher diva e o homem “diva-gar”.

Não viu ainda? Confira agora o vídeo:

Segundo a Bombril, em nota, o vídeo “’Comparação’ foi estrategicamente desenvolvido para valorizar o protagonismo feminino e provocar os homens a participarem da divisão das tarefas domésticas, com o humor sempre presente em todas as suas campanhas.”

Porém, esta não é a primeira vez que a marca é investigada sob o mesmo tema. Em 2011, a empresa lançou uma campanha, a precursora focada no empoderamento da mulher, denominada AME – Associação das Mulheres Evoluídas, com série de vídeos no YouTube e na TV. Além disso, havia também uma ação no hotsite, no qual as usuárias se cadastravam e encontravam ferramentas para “adestrar” o seu homem. Contudo, a AME fazia analogia à evolução da linha de produtos Bombril, passando a ser vista como solução de limpeza e empresa de multiprodutos. Posteriormente, a marca foi denunciada pelo suposto deboche à figura masculina, mas teve o processo arquivado.

Relembre um dos vídeos:

Bombril, a marca que fez história

Com quase 70 anos de mercado, a empresa possui diversas marcas e extensa linha de produtos no cenário de higiene e limpeza. Porém, o produto mais conhecido é a lã de aço homônima, que fez sucesso durante décadas com os comerciais que traziam o slogan “Bombril tem 1001 utilidades”.

 

Os comerciais da Bombril são um marco na história da propaganda nacional. A criatividade, o bom humor e a irreverência na abordagem dos temas, além da empatia da figura iconográfica de Carlos Moreno – garoto propaganda da empresa entre a década de 1970 e meados dos anos 2000 -, fizeram com que a empresa estivesse no ranking das marcas mais lembradas.

bombril rubinho

bombril pokemon

Entretanto, com o passar dos anos, a companhia adotou um novo conceito, associando o poder feminino com a evolução dos seus produtos, utilizando o chavão “Bombril, o produto que evoluiu com as mulheres” e trazendo atualmente “Bombril. Os produtos que brilham como toda mulher”. No meio do caminho, arriscou-se, acumulou uns processos, foi absolvida e mostrou que lugar de mulher não é só na cozinha, é onde ela quiser.

Comente aqui