Skip to main content
blogging

Blogging para empresas, você está fazendo isso certo?

Você está dando atenção para o conteúdo de seu blog? E em como conseguir mais leads qualificados? Um bom conteúdo é o caminho para conseguir mais leads e bons leads te levarão a vendas. Neste artigo vou falar sobre 3 importantes pontos:

  • Destacando seu blog dos demais;
  • Como conseguir os melhores resultados a partir do seu conteúdo;
  • A melhor maneira de promover o seu blog.

Então, vamos começar.

1. Destacando seu blog dos demais

O seu blog é diferente? Você oferece informações novas e surpreendentes de uma maneira totalmente diferente? Por que não? Blogging é, no fundo, um exercício criativo (mesmo blogging para empresas). Então seja criativo!

Coloque sua própria personalidade – ou a personalidade de sua empresa – no seu blog.

A personalidade do blog é algo que irá diferenciar você de seus concorrentes. Ela pode estar no tom de suas publicações, algo informal (ou formal) que as pessoas reconheçam como seu. Teste um tema recorrente em seus títulos,  assunto ou uma forma como opiniões, fatos e ideias são apresentados.

Uma coisa que me chamou a atenção é a presença de diferentes formatos de entrega do seu conteúdo. Procure valorizar seu trabalho de pesquisa  reutilizando o conteúdo em diferentes formatos como: guias, relatórios, e-books, infográficos e vídeos. Eu particularmente adoro guias e vídeos. Guias, pois são rápidos de criar e possuem uma taxa de download alta. E vídeos, pois são absolutamente incríveis – eles conseguem a atenção da audiência como nenhum outro formato. Outra forma de conteúdo, que está se popularizando é o podcast. Disponibilize em formato de áudio o conteúdo daquele artigo que você produziu e obteve grande aceitação.

Distribua este conteúdo em troca de informação de contato e consiga leads qualificados para sua equipe de vendas. Uma forma de fazer isso é utilizar landing pages, pop-ups ou formulários para entregar estes conteúdos.

2.  Como conseguir os melhores resultados a partir do seu conteúdo

A pesquisa que você faz para escrever um ótimo artigo é valiosa, então não use somente uma vez. Pense nas estatísticas, elas são ótimas fontes para um infográfico. Os pontos principais do seu artigo podem ser resumidos e uma simples apresentação do SlideShare.

Outras ideias:

  • Escreva cinco artigos sobre o mesmo tema e faça um e-book;
  • Use seus principais dados e estatísticas para comentar em blogs de outras pessoas;
  • Reutilize sua pesquisa em artigos futuros;
  • Aproveite suas descobertas mais interessantes em posts no Twitter, Facebbok e Google+;
  • Use suas descobertas mais interessantes para criar um post em um mural do Pinterest.

Balancear o seu conteúdo de maneira inteligente é a melhor forma de usar seu tempo e energia. O número e fidelidade dos leitores irá crescer uma vez que você estará fornecendo um grande número de conteúdo relevante e em pedaços atraentes. Pense nisso, se você dedica muitas horas pesquisando para seus artigos, você realmente quer usar todas essas informações somente uma vez?

Quanto e com que frequência escrever:

Por conta do crescimento do conteúdo visual, veremos uma queda em artigos longos e factuais. Os leitores querem informação rápida e fácil de digerir. O blog da sua empresa deve refletir isso. Foque em balancear seu conteúdo. Escreva artigos claros e curtos, faça infográficos atraentes e apresentações do SlideShare.

Você deve publicar diariamente. Abrace artigos convidados, aceitando publicações de outros bloggers e também escrevendo como convidado em outros blogs. Essa relação beneficia ambos, já que alivia a tensão quando você recebe um post convidado e ajuda a espalhar seu conteúdo quando você escreve para outra pessoa.

3. A Melhor Maneira de Promover o seu Blog

Marketing de Influência será a prática de marketing dominante nesse ano. Agora você dever estar se perguntando o que, exatamente, é isso. Eu te explico.

Marketing de Influência é a estratégia de criar relacionamento com um influenciador no seu setor – e através dele aumentar a influência do seu negócio.

Por exemplo, vamos supor que você tenha um novo aplicativo, que é incrível, mas o alcance está muito ruim. Com Marketing de Influência você pode fazer contato com as pessoas mais poderosas que dedicam suas vidas a encontrar o próximo grande aplicativo.

Quais você imagina que serão os efeitos no sucesso de seu pequeno aplicativo se ele estive na lista “10 melhores aplicativos de 2014 que todo blogger deveria conhecer” escrita por Jeff Bullas?  Tenha em mente que Jeff Bullas possui 210.000 seguidores no Twitter e 25.000 fãs no Facebook. Consegue imaginar?

Você precisar acompanhar as pessoas mais influentes de seu setor.

Encontre seus influenciadores:

  • Confira quem seus possíveis influenciadores em um doa top 3 sites de métricas: Klout, Kred e PeerIndex. Esses sites determinam o alcance da presença de cada indivíduo online;
  • Dê uma olhada nos seguidores destes possíveis influenciadores (não somente no números) Quantos seguidores em comum vocês possuem? Os seus concorrentes estão seguindo os mesmos influenciadores?
  • Eles compartilham o conteúdo de outras pessoas? Ou somente os deles? Eles parecem inclinados a trabalhar com ou promover outras pessoas?

Como fortalecer/criar um relacionamento:

  • Escreva um artigo mensal “O melhor de” incluindo os influenciadores. Lembre-se de @menção quando publicar no Twitter;
  • Faça uma lista de fontes incríveis para o seu setor, com o website ou ferramenta do influenciador inclusos;
  • Comente no blog de um influenciador. Seja perspicaz e inteligente, não faça somente elogios;
  • Use o Google Hangouts para entrevistar um influenciador – faça perguntas pertinentes e inteligentes e promova o produtos final;
  • Faça um artigo em seu blog resumindo um artigo, descoberta ou estudo escrito pelo influenciador. Não esqueça de creditar a fonte no final.

Conclusão

Espero que este artigo tenha te ajudado a ter uma melhor ideia sobre qual dever ser o foco neste novo ano. Lembre-se de focar em compartilhamentos em redes sociais e nas melhores estratégias em SEO. Seja criativo com os formatos dos artigos de seu blog (e me conte como foi!)

Você já usa qualquer uma das estratégias citadas neste artigo? Compartilhe abaixo!

Comente aqui