Skip to main content
landing page

Aumente a conversão na sua landing page usando a teoria das cores

Já escrevi sobre a teoria das cores em anúncios no Facebook. E este é um assunto que vale a pena ser explorado. Sabemos como as cores influenciam nosso comportamento e humor. No off-line isso já foi provado e comprovado através de diversos estudos, principalmente sobre como as cores usadas em restaurantes nos influenciam. Ou sobre a escolha de cores em tons pasteis nos fazem relaxar e, por isso, são usadas em hospitais.

Então, se as cores nos influenciam no off-line, e se elas são capazes de nos fazer clicar ou não em um anúncio, como usá- las a nosso favor?

Neste artigo falarei sobre como as cores podem influenciar a taxa de conversão em sua landing page. Fique atento, também, às dicas de ferramentas que você poderá usar para te ajudar.

Como as cores influenciam?

Elas podem influenciar de duas maneiras:

  • Contraste e leitura: a combinação de cores escolhidas podem melhorar ou derrubar o design de sua página. Muitas vezes as cores escolhidas podem não favorecer a leitura ou a identificação dos campos pelos visitantes.
  • Associações pscicológicas: as cores exercem influencia psicológica sobre nós, podendo despertar sentimentos diversos como: calma, alerta, repulsa, segurança, profissionalismo etc.

Como isso afeta as escolhas dos visitantes?

É importante levar em consideração o valor psicológico das cores escolhidas. Não escolha as cores para a sua página somente porque “parece bom” ou “ficou bonito”. Você deve levar em conta se a mensagem que estas cores transmitem para o visitante é a mesma que você deseja transmitir. Veja abaixo algumas associações psicológicas mais comuns:

  • Azul: desperta os sentimentos de confiança, lealdade e sinceridade. Também está associada a comunicação e a lógica.
  • Amarelo: associada a juventude e otimismo, é ótima para chamar a atenção. Também está associada a emoções como: confiança, auto-estima, criatividade e companheirismo.
  • Vermelho: é a cor que mais nos influencia fisica e emocionalmente. Ela acelera os batimentos cardíacos e nos passa a sensação de urgência. Associada aos sentimentos de coragem, desafio e excitação. Porém pode, também, remeter a perigo e proibição.
  • Verde: é uma cor relaxante, facilmente aceita pela maioria das pessoas. Passa os sentimentos de saúde, refrescancia e renovação. Muitas vezes é associada a natureza e meio-ambiente.
  • Laranja: cor forte, muito usada para chamadas-para-ação. Passa a sensação de calor, diversão, calor e segurança.
  • Rosa: uma cor romantica, muito feminina. Geralmente está relacionada a amor, calor, cuidado, tranquilidade e sexualidade.
  • Roxo: uma cor relaxante, associada a elementos espirituais. É aceita pela maioria das mulheres, porém não faz sucesso entre os homens. Está associada a verdade e qualidade.
  • Preto: muito poderosa, está relacionada a sofisticação, elegância e eficiência.

Analise as cores que você escolheu para a sua landing page e veja se elas refletem as ideias que você deseja transmitir.

Público: Feminino x Masculino?

Você deve ter em mente, também quem é seu público. Ele é composto principalmente por mulheres ou homens? Cada sexo responde de maneira diferente a determinadas cores. Veja abaixo:

  • Mulheres adoram: roxo, verde e azul.
  • Homens adoram: verde, azul e preto.

Porém ambos não gostam de laranja e marrom. Você também pode evitar roxo para homens e cinza para mulheres.

E a como melhorar a leitura?

Uma página com uma leitura fácil é tão importante quanto despertar os sentimentos corretos nos usuários. Quando falo em leitura, não me refiro ao fato do texto ser simples ou não. Falo do fato dos elementos se destacarem da maneira correta. Veja os exemplos abaixo:

landing page - leitura

A imagem da direita oferece melhor leitura. Para que o visitante fique na página, as informações devem estar fáceis de enxergar. Por exemplo o contraste de texto preto no fundo branco é o que oferece melhor leitura.

Por isso mais do que complementares, as cores escolhidas devem ser contrastantes. Para isso use como guia uma Color Wheel (roda de cores).

color wheel

Ou uma das ferramentas gratuitas abaixo:

1- Kuler (Adobe)

kuler

Melhor ferramenta disponível. Seus plugins estão disponíveis para Photoshop, InDesign, e Ilustrator.

2- Color

color

Super intuitiva o que a torna fácil de usar mesmo para os iniciantes. Oferece ferramentas avançadas para quem já tem experiência.

3- Spy Color

spy color

Oferece, cores complementares, esquemas de cores triádicas, tetrádicas e mais esquemas para a maioria das conversões de cores.

4- Palleton

palleton

Oferece Color Wheel e formas interessantes de gerar temas de cores, permitindo que você selecione o brilho ou saturação.

5- Shutterstock Palette

Shutterstock Palette

Esta ferramenta é muito legal para verificar imagens e idéias de imagem para o seu esquema de cores. Escolha a sua paleta de cores para ter uma idéia de como fica as fotos e imagens. Você pode pesquisar as imagens por palavra-chave por filtro, brilho e saturação também.

E você leva em consideração a influência das cores na hora de criar sua landing page?

Compartilhe os resultados conosco, comentando abaixo.

Comente aqui