Skip to main content
causas sabrina

As causas sociais e sua inserção na Publicidade

Tem sido freqüente empresas que se unem a causas sociais para despertar a atenção do público para temas que sofrem tabu por parte da sociedade. Grandes nomes presentes no mercado mundial têm investido seu nome em ações que propõem um tratamento da marca, uma reforma.

Esta estratégia tem dado certo na publicidade, e nas últimas semanas tivemos alguns exemplos de que essa parceria é ideal, não só para empresa, como também as pessoas que sofrem com determinado tipo de preconceito.

Com a ajuda da internet, ideias são promovidas e viralizadas, fazendo com que a campanha e o apelo social tenham alcance mundial.

Ilustro esta matéria com dois exemplos mais recentes:

causas sabrina

Nas últimas semanas a apresentadora Sabrina Sato foi protagonista de um vídeo em que ela aparecia seminua fazendo poses sensuais. O vídeo tornou-se um viral na internet, e logo as pessoas começaram a questionar se era real ou não.

Mais tarde, a verdade foi revelada: tratava-se de uma campanha publicitária da marca de absorvente feminino Always, que atrelou seu produto a uma causa social.

Com a hastag #JuntasContraVazamentos, a marca faz analogia do seu produto Always Noites Tranquilas, com a causa social no qual muitas garotas já perderam suas noites de sono por terem suas fotos compartilhadas na internet.

causas sociais

O segundo exemplo é mais recente. Conhecida mundialmente, a empresa de cosméticos Clean&Clear, que vem apoiando causas sociais há algum tempo, com a ideia central de que as pessoas devem assumir-se como são, trouxe um novo tema em sua nova campanha.

Com a hastag #SeeTheRealMe, a empresa inovou ao despertar um tabu social pouco falado e aceito pela sociedade. Jennings, uma garota de 14 anos, aparece no vídeo assumindo sua transexualidade e incentivando outras pessoas a terem a mesma iniciativa e aceitação de si mesmo como ela.

Jennings fez sua transição aos cinco anos de idade e tornou-se porta-voz da causa ao redor do mundo. Seu papel na sociedade é tão influente, que a revista TIME a listou como uma das 25 jovens mais influentes do mundo. Além disso, a jovem está presente no YouTube com diversos vídeos sobre o assunto e até já lançou um livro, chamado “I am Jazz”.

A parceria entre empresas e causas sociais, apesar de ser uma estratégia de marketing e posicionamento de uma marca, é também a oportunidade de movimentos sociais como estes citados acima tornarem-se conhecidos pelo público e em maior escala; e o que impulsiona essa expansão de conteúdos de forma tão rápida é a internet e seus usuários que viralizam informações a todo momento.

A publicidade utiliza de seu espaço no mercado não só para fins mercadológicos e posicionamento, mas também chama a atenção da população para determinado causa específica para a obtenção adeptos ao movimento, como também um maior conhecimento sobre o assunto.

Comente aqui

Um comentário em “As causas sociais e sua inserção na Publicidade

Comentários fechados.