Skip to main content
instagram-dicas

As 5 melhores estratégias para vencer no Instagram

O perfil da sua empresa no Instagram está um pouco negligenciado? É difícil lembrar há quanto tempo você publicou alguma foto? É preciso renovar! O ROI no Instagram é um pouco diferente do que em outras redes. Essa plataforma está mais relacionada à brand awareness e à reputação da marca do que ao retorno financeiro em si. Dito isso, uma ótima reputação não ajuda a aumentar o faturamento? Neste artigo eu vou comentar cinco estratégias comprovadas para ter em mente quando renovar o perfil de sua empresa no Instagram.

1. Sua empresa deve ser incrível

Lembre-se que os usuários do Instagram são mais jovens do que em muitas outras plataformas (Facebook, Twitter, Google+ etc). Para obter sucesso no Instagram, sua empresa deve se apresentar de maneira divertida, empolgante, interessante e incrível.

Considere publicar todas as atividades divertidas que acontecem no seu escritório, como: campeonatos esportivos, churrascos no final de semana, atividades comunitárias etc.  Ou convide os seguidores para compartilhar fotos usando seus produtos. Veja abaixo o exemplo abaixo da Melissa, uma das marcas brasileiras mais bem sucedidas no Instagram:

dicas-instagram

Esse tipo de interação é o que você quer que as pessoas associem à sua marca no Instagram. Isso gera confiança e melhora a reputação. Dessa forma, na próxima vez que uma pessoa estiver passeando no shopping em busca de um calçado novo deverá pensar ‘eu gosto da Melissa porque ela me faz sentir como se eu os conhecesse. Talvez eu compre uma sandália dela hoje.’

Eu posso até estar sendo simplista, mas o fato é: aumente a confiança que seu consumidor deposita em sua marca e ele aumentará a interação com você.

2. Instagram Inteligente

Existe alguns aplicativos muito úteis – e gratuitos (como Statigram e Simply Measured) que podem ajudar a otimizar o tempo e energia que você está investindo no Instagram e não importa o resultado, eles valem a pena.

Procure por:

  • Quando seus seguidores estão online.
  •  A qual tipo de imagem e estilo de publicação seus usuários melhor respondem.
  • De onde seus seguidores estão vindo. Você precisa alterar o público-alvo para atrair os consumidores que você deseja?
  •  O perfil da sua marca no Instagram está crescendo?

Usar o Instagram de maneira inteligente não se trata somente de estatísticas, é , além de tudo, aproveitar situações e tendências. Use feriados e datas comemorativas para chamar a atenção dos usuários. Aproveite datas comemorativas inusitadas como o Dia do Supermercado (30 de março, em São Paulo) em suas estratégias do Instagram – acredite, funciona.

Veja no exemplo abaixo como a Melissa conversa com seus clientes em seu perfil no Instagram usando inspirações natalinas. E ainda chama os seguidores para comentar, usando os dizeres “Lady Dragon Heart em clima de Natal!!! Quem ama?”

dicas-instagram

3. Adote conteúdo gerado por usuários

User-Generated Content (UGC) – o conteúdo criado pelos usuários – é enorme no Instagram. Cada um dos usuários do Instagram é um fotógrafo amador (e alguns são profissionais). Aproveite o talento dos seus seguidores e use isto em seu perfil.

UGC não somente te livra de uma parte do trabalho, como cria uma maior interação com os usuários e aumenta o engajamento dos posts no perfil da sua marca. Isso melhora a reputação da sua empresa, tornando a sua personalidade pessoal, amigável e aberta. Além disso, o alcance da sua marca cresce, pois o autor da publicação se esforçará ao máximo para divulgar o post no perfil da sua empresa.

Então como obter UGC?

Honestamente a maneira mais fácil e rápida de é realizar um concurso de fotos do Instagram:

  • Solicite aos usuários que enviem fotos – e certifique-se de que a imagem de alguma forma retrate o seu produto ou serviço.
  • Publique no perfil de sua empresa um prêmio como uma câmera nova.
  • Você vai gerar comentários ao redor da sua marca e receber centenas de ótimas imagens. Escolha a sua favorita para o prêmio e publique as melhores do dia por uma semana, culminando no anúncio do vencedor.
  • Use as demais imagens em pastas do Instagram pelo tempo que durarem, mostre o quão incríveis são todas as fotos e que você está aberto a receber mais imagens. Eu também recomendo utilizar uma hashtag para a campanha e imagens que serão enviadas.
  • Seja criativo, já que a hashtag precisa ser cativante e compartilhável.

Veja o exemplo da Melissa:

dicas-instagram

Eu também gosto de publicar fotos de crianças. Crianças, animais de estimação e comida são tipos de imagens que geram alto engajamento no Instagram.

4. Use ofertas

É fato, 70% dos usuários que seguem sua marca o fazem para ter acesso a ofertas especiais. Sabemos que o Instagram é o Facebook de certa maneira, mas de qualquer forma ofereça algo para os seus seguidores do Instagram. Ofertas exclusivas para o Instagram ou concursos são ótimos para aumentar o tamanho do perfil da sua marca na plataforma uma vez que eles atraem tráfego de outras fontes e transformam usuários em seguidores.

Dicas de ofertas e concursos:

  • Faça uma oferta exclusiva. Você pode promovê-la no Facebook e Twitter, mas atraia o tráfego para o seu perfil no Instagram e de lá para uma landing page em seu site.
  • Crie um tema interessante. Concursos são bem sucedidos quando coincidem com o que seus seguidores estão interessados.
  • Faça um concurso baseado em datas comemorativas, volta às aulas, eventos esportivos (como a Copa do Mundo), feriados, etc.
  • Ofereça um ótimo prêmio: certifique-se de que o prêmio seja atrativo o suficiente para que seus seguidores entrem e compartilhem com os amigos. Escolha um prêmio que conecte diretamente com seu público-alvo.
  • Inclua opção de votação: Ao adicionar votação ao seu concurso, ele terá potencial para se tornar viral (e aumentar o alcance do perfil da sua marca). Participantes do concurso irão compartilhar com os amigos, familiares e amigos de amigos.

5. Exiba seus funcionários com naturalidade

Essa última estratégia é provavelmente a mais simples, mas uma das que trará mais resultados. Ela segue a primeira dica. Exibir seus funcionários fazendo coisas incríveis faz com que a sua empresa seja vista como uma grande família acolhedora, divertida e envolvente.

Mostre do que você é feito:

  • Compartilhe fotos e vídeos divertidos de seus funcionários;
  • Não se esqueça de mencionar algo engraçado sobre o funcionário quando estiver os exibindo;
  • Dê a seus seguidores bastidores da sua empresa;
  • Faça um vídeo da sua empresa fazendo coisas divertidas.

Seja autêntico:

  • Não tente mostrar uma personalidade diferente da sua natural;
  • Mostre seus produtos como eles são utilizados na realidade;
  • Publique vídeos divertidos e originais do CEO – faça com que os executivos da empresa apresentem uma personalidade pessoal;
  • Experimente um vídeo espontâneo (até 15 segundos) em um almoço, churrasco, uma partida de futebol, etc;
  • Não dedique muito tempo em parecer perfeito, deve ser sincero e divertido.

dicas-instagram

Imagens como a mostrada a cima personalizam o seu negócio. Elas dão um rosto para a sua marca. Se você apoia alguma organização ou instituição de caridade não esqueça de compartilhar no Instagram.

Conclusão

Espero que essas 5 dicas inspirem você a ser mais criativo no Instagram. Ele é, de longe, a rede social mais criativa. Tenha certeza que você está se esforçando para que suas fotos fiquem boas (lembre-se que a maioria dos usuários se consideram fotógrafos amadores). Use essas estratégias como inspiração para suas próprias ideias e estratégias.

Você já obteve sucesso no Instagram com estas estratégias? Algo deu errado? Compartilhe sua experiência!

Comente aqui