Skip to main content
analytics

Analytics: criando vantagens competitivas

Dois dos assuntos mais falados atualmente são Big Data e Analytics. Muitos profissionais sabem que Empresas que fazem um bom trabalho coletando, assimilando, analisando e usando as informações possuem uma vantagem sobre os concorrentes. E, se a sua firma ainda não possui esta competência, de analisar, é difícil descobrir como criar uma do zero.

Confira abaixo uma entrevista que a Forbes fez com Gopi Koteeswaran, CEO da LatentView Analytics.

Como você define “analytics” e como isso é diferente de big data, pesquisa de mercado, e outros conceitos relacionados?

Análise de dados é, simplesmente, o uso das informações para entender o consumidor ou nicho de mercado melhor. Os dados que você precisa classificar e analisar podem ser de diferentes tamanhos. Mas quando é em grande quantidade, chamamos de Big Data.

 

Para trabalhar com Big Data, você precisa de uma infra-estrutura tecnológica que sirva como uma central para armazenar, limpar e converter os dados em formulários que possam ser analisados. E isso tudo precisa ser feito em tempo real! É interessante que a maioria não serve para responder às perguntas que você precisa; então você tem que olhar atentamente, e fazer uma triagem.

Como os dados estão sendo manuseados pelas firmas? Mais especificamente, quem está manuseando?

Existem várias maneiras de analisar dados. As três mais comuns são:

  1. Uma função de análise centralizada que funcione com diferentes departamentos para ajudá-los a se beneficiar de tudo que for coletado. Nesse caso, a Empresa deve ter um especialista em coletar dados, o Chief Data Scientist.
  2. Um chefe de análises, normalmente é o “Diretor de soluções” (Head of Insights), um Diretor de Marketing (Chief Marketing Officer), já que está mais habituado a ver as pesquisas.
  3. Menos comum, pesquisa de mercado em algumas Empresas é uma função separada do marketing e está sendo absorvida pela análise de dados.

Quais são os principais desafios que as Empresas estão tendo no manuseio de análise de dados?

O maior desafio que as Empresas enfrentam é como convencer os manda-chuvas a usarem analytics. Algumas estão contornando isso, montando um time específico para tomar conta das análises. Outras estão automatizando as análises, provendo aos times pelo menos o básico de dados para tomar alguns rumos.

Entretanto, um dos questionamentos que eles precisam fazer é “quão entendidos em análises são os manda-chuvas?” e “como a Empresa pode influenciá-los a serem mais envolvidos com os dados?”. Até mesmo os profissionais mais tradicionais estão se tornando analíticos, de olho nos resultados obtidos.

Obviamente que um passo importante é ter em mãos os dados certos, para o time certo, e quando eles precisarem. Outro ponto é balancear os times com pessoas que tenham habilidade com análise, com um perfil para a função.

Tradução e adaptação do artigo publicado no site da revista Forbes:

http://www.forbes.com/sites/kimberlywhitler/2015/07/19/how-some-of-the-best-marketers-are-using-analytics-to-create-a-competitive-advantage/

Comente aqui

Fernanda Landim

Formada em Publicidade e Propaganda, nerd e apaixonada pelo Canadá. Durante algum tempo estive perdida sobre que área da Publicidade deveria focar. Decidi explorar um pouco de cada.